Assistência Social assegura atenção a idosos e portadores de deficiência

Emissão de passe livre (1ª e 2ª), orientações quanto aos direitos e encaminhamento para outros setores da administração que mantêm programas sociais são alguns dos serviços prestados a idosos e portadores de deficiência pelo Departamento de Proteção Social Básica - Modulo I, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em agosto 471 pessoas, entre idosos e portadoras de deficiência, procuraram o departamento e foram atendidas.
A assistente social do departamento, Iracema Maria Barreto Nascimento de Melo informou que toda pessoas com mais de 60 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito a benefícios assegurados na Constituição Federal, a exemplo do passe livre. O documento dá direito a viagens gratuitas para fora do município ou do estado e é encaminhado pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Iracema disse, entretanto, que há dois meses os passes interestaduais não estão sendo emitidos por causa de uma falha no sistema nacional do MDS. Mas orienta aos beneficiários que necessitem viajar para outros estados que apresentem o extrato de pagamento do benefício ou declaração fornecida pelo INSS à empresa de transporte interestadual para garantir a passagem gratuita.
Ela explicou ainda que caso o idoso não tenha como comprovar renda inferior a dois salários mínimos, deve comparecer ao departamento na Prefeitura, que emitirá uma declaração comprovando que a pessoa é beneficiária do Bolsa Família. São reservadas duas vagas gratuitas em cada ônibus de transporte interestadual de passageiros.
O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, reforça a participação do município em promover ações que venham melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de risco social, seja no combate a fome, no resgate a dignidade humana ou no atendimento qualificado. “Temos uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com a questão social e isso faz uma grande diferença na vida de milhares de famílias carentes que necessitam de atenção especial em Itabuna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário