Depois de reunião com ministro prefeito volta a Brasília por causa da Plena

Depois de ter sido recebido na terça-feira (22) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, o prefeito Claudevane Leite viajou mais uma vez a Brasília onde, amanhã pela manhã, vai se reunir com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adail de Almeida Rollo, para discutir os procedimentos técnicos e o cronograma relacionados ao reajuste do repasse do ministério para a manutenção da Gestão Plena em Itabuna.
Nesta sexta, o prefeito estará acompanhado do secretário estadual de Saúde, Washington Couto, do secretário municipal Plínio Adry, do ex-secretário Jorge Solla e do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). A administração municipal quer que o Governo Federal aumente o valor atual em R$ 2,3 milhões, para chegar aos R$ 9,5 milhões considerados mínimo necessário para a manutenção e ampliação do atendimento na média e alta complexidade e para pagamento dos prestadores de serviço.
Segundo o prefeito, o ministro Arthur Chioro assegurou que até o início do mês de maio dará uma resposta ao pleito de Itabuna. Vane disse que Chioro foi receptivo e demonstrou disposição em ajudar a resolver o problema, considerando que o prejuízo tem sido muito grande para a população de Itabuna e região.

SITUAÇÃO ESTÁ NO LIMITE
Nesta sexta, ao secretário executivo do Ministério da Saúde, Vane vai fazer uma apresentação do quadro, expor as dificuldades por que tem passado o município em razão da redução no repasse e definir um cronograma para o atendimento do pleito, considerando a sinalização dada pelo ministro de que poderá resolver o assunto em duas semanas.
Como já havia manifestado ao governador Jaques Wagner e ao ministro Arthur Chioro, o prefeito voltará a enfatizar, na reunião desta sexta, que Itabuna não pode continuar prejudicada. "Estamos nos movimentando e não vou parar enquanto não conseguir resolver essa questão do repasse, por uma questão de respeito e de justiça ao povo de Itabuna. A situação está no limite".
Atualmente, a Prefeitura de Itabuna vem trabalhando forte para melhorar a saúde, em duas frentes. Na primeira, reforma os postos, contrata médicos e adquire medicamentos para regularizar e ampliar o atendimento na saúde básica. Por determinação do prefeito, a Secretaria de Saúde acelerou o ritmo das reformas dos postos, marcou para o mês de maio as inaugurações dos postos nos bairros e já está adquirindo os medicamentos para abastecer a farmácia básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário