Pescadores e marisqueiros de Ilhéus serão beneficiados com desconto na tarifa de energia

O prefeito Jabes Ribeiro participou da solenidade de assinatura do termo de cooperação entre a Bahia Pesca e a Coelba, nesta segunda-feira, dia 25, no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus, para identificar potenciais beneficiários do programa “Tarifa Social” da concessionária de energia, destinado a pescadores, marisqueiras e aquicultores inscritos no Programa CadCidadão, do Governo do Estado. Participaram da solenidade o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, secretários municipais, vereadores e representantes das colônias e associações de pescadores do município.
Os pescadores terão descontos de 65% nas contas residenciais de energia. A Bahia Pesca já cadastrou quase nove mil pescadores, marisqueiras e aquicultores em todo o estado, por meio do CadCidadão, instrumento complementar ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo Federal. Desse total, cerca de quatro mil poderão ser beneficiados pela tarifa social.
Jabes Ribeiro disse que o setor deu um grande salto com a construção do Terminal Pesqueiro de Ilhéus e que o município passará por uma fase de investimentos estruturantes nos próximos dois anos, beneficiando todas as atividades produtivas da economia local. “Após a recuperação da máquina administrativa do município, que encontramos completamente sucateada, nos próximos dois anos vivenciaremos a execução de obras que mudarão a realidade ilheense, como o Complexo Intermodal Porto Sul, nova ponte da zona sul, o saneamento básico do bairro do Pontal, entre outros”, enfatizou.
O presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, considera a parceria com a Coelba um passo decisivo para o crescimento do setor pesqueiro em todo o estado. “O governo do Estado vem investindo na melhoria da infraestrutura pesqueira e nos programas de apoio aos produtores, como o próprio CadCidadão, para ampliar a melhoria das condições de trabalho dos pescadores e marisqueiras”, ressaltou.
Uma unidade móvel da Coelba está disponível para todos os pescadores e marisqueiras, no Terminal Pesqueiro de Ilhéus. Os candidatos ao benefício devem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou ser portador de doença ou deficiência que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos. Famílias com idosos que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social também podem se candidatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário