Evento mobiliza ilheense para prevenção à AIDS

Em adesão à campanha mundial de luta pela prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), no próximo dia 1º de Dezembro (segunda-feira), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promove uma mobilização na Praça J. J. Seabra (em frente à Câmara de Vereadores de Ilhéus) no período das 9 às 17 horas. No local, será montado um stand onde será realizado de testes rápidos de identificação da doença, com resultado da hora. Poderão fazer o exame, pessoas a partir dos 13 anos de idade. Ainda, durante todo o dia serão promovidas palestras educativas, além da distribuição de material informativo e de preservativos.
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi determinado em assembleia da Organização Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a campanha foi adotada em 1988, pelo Ministério da Saúde. “A proposta da campanha é oferecer à comunidade exames gratuitos e orientações sobre as formas de prevenção e tratamento da doença´´, destaca a responsável pela Coordenação do núcleo de DST/AIDS da Sesau, Katiúscia Vespér.
Passado 30 anos do início da epidemia, em que pese todos os avanços tecnológicos para prevenção e controle da infecção/doença no mundo, o problema continua desafiando as autoridades sanitárias. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. Esse cenário revela a insuficiência de estratégias para enfrentamento do problema que vem sendo utilizado por vários segmentos, reforçando a necessidade de implementar ações específicas e singulares sobretudo, aquelas voltadas para prevenção de novas infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário