BAHIA - Setre lança cartilha sobre assédio moral

O que é assédio moral? Como ele se dá no ambiente de trabalho? Como o trabalhador pode saber se está sofrendo assédio moral no trabalho?
Essas e outras questões sobre assédio moral, um dos temas mais atuais do mundo do trabalho, estão detalhadas na nova cartilha da Coleção Trabalho Decente. A publicação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) será lançada na próxima terça-feira (16), às 14h, no auditório da OAB-BA, na Praça da Piedade, em Salvador.
Na apresentação da cartilha, o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, destaca que a publicação “surge da compreensão de que não é possível discutir trabalho decente se ainda persistem práticas que violam a dignidade do trabalhador, provocando-lhe angústia e sofrimento”.
Impacto - Para advogada e professora universitária, Cínzia Barreto de Carvalho, que produziu e cedeu o conteúdo da cartilha, “o impacto das enfermidades e acidentes decorrentes de relações de trabalho, onde se pratica o assédio moral, não atinge apenas os trabalhadores, mas também a Previdência Social e as próprias organizações privadas e públicas que permitem ou não coíbem tal prática”.
Barreto considera de fundamental importância esclarecer e encorajar os trabalhadores para que eles possam enfrentar o ambiente hostil e a prática do assédio moral. “Por isso, organizamos os textos da cartilha em forma de perguntas e respostas com o objetivo de esclarecer e apoiar os trabalhadores que sofrem ou testemunhem situações desta natureza”.
A coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) e também produtora da cartilha, Patrícia Lima, afirma que observa-se uma grande dificuldade dos envolvidos (chefes e subordinados) em lidar com as diferenças, compartilhar regras de convívio coletivo e respeitar o colega e abordar as situações de modo aberto. “Daí, a criação de um ambiente favorável ao assédio moral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário