Coleta de lixo comum é regularizada no Hospital Regional de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciou, nesta sexta-feira, 23, pela manhã, a retirada de cerca de oito toneladas de lixo comum que se acumulavam no fundo do Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. O material não era recolhido desde o fim de 2014, quando um funcionário da empresa Solar Ambiental, responsável pela coleta domiciliar na cidade, ficou ferido ao manusear sacos de lixo que continham resíduos hospitalares.Foram necessários dois caminhões para retirada do lixo orgânico produzido pela unidade nas últimas semanas. O trabalho só foi possível, segundo o titular da Sedur, Isaac Albagli, depois que uma equipe do hospital iniciou a separação dos resíduos. “Uma fez sendo feita essa separação, a Prefeitura recolhe sem problemas”, ratificou o secretário.
Albagli argumenta que a Prefeitura de Ilhéus já havia alertado ao hospital sobre o descarte irregular de material infectante, mas a unidade não solucionou o problema, levando à suspensão da coleta.
Segundo o diretor do Hospital Regional, Cláudio Moura Costa, a coleta do material infectante tem sido feita duas vezes por semana. O médico agradeceu o empenho da Prefeitura para a resolução do problema, que, de acordo com ele, estava prestes a se tornar questão de saúde pública.
Compromisso - O secretário Isaac Albagli finaliza ao lembrar que o Município já realiza normalmente a coleta do material comum do hospital há dois anos, mas foi forçado a suspender o serviço. “Caso o hospital cumpra com o que prometeu, separando todo o lixo, continuaremos recolhendo, senão, teremos novamente de parar o serviço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário