Viva Melhor Sabendo - Parceria entre IBCM e o evento Da Alegria, do Mar e De outras Consciências – Ano II, oferece testagem rápida por fluido oral para detectar o vírus HIV

Dados do Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, cerca de 718 mil pessoas convivem com o vírus HIV; 39 mil novos casos, em média, são registrados a cada ano; e cerca de 150 mil pessoas desconhecem que são portadoras do vírus. Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans, comemorado em 29 de janeiro, uma parceria entre o Instituto Beneficente Conceição Macedo (IBCM) e a produção do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano II, realizado pela Obá Cacauê Produções e idealizado pela jornalista e cineasta Ceci Alves, vai disponibilizar, nos dias 29 e 30 de janeiro, o teste rápido de fluido oral para detectar o vírus, por meio do projeto Viva Melhor Sabendo. O teste poderá ser realizado por qualquer pessoa, no Cine-teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, das 19 às 22h, que também contará com programação cultural e distribuição de preservativos. A transexual Ariane Senna, estudante de psicologia e educadora social do IBCM, explica que o foco do projeto é a prevenção. “Muitas pessoas estão contaminadas e não sabem disso, por isso a importância do diagnóstico. Quem descobre a doença no inicio tem mais qualidade de vida. Iniciando o tratamento mais cedo, os riscos trazidos pela doença diminuem muito. Para mim é um orgulho e uma felicidade trabalhar neste projeto, poder ajudar com aconselhamento. O projeto me proporciona isso”, destaca.
Ariane destaca ainda que, no caso de travestis e transexuais, a dificuldade de obter um diagnóstico é maior. “Existe uma dificuldade desse público de ir a um posto de saúde, a uma consulta com um médico. Em alguns casos são mal tratadas, não são chamadas pelo nome social, enfim, as dificuldades são muitas”, avalia. Ela conta que o grupo focal do projeto são transexuais e travestis. “No entanto, este público foi ampliado e atendemos homens que fazem sexo com homens (HSH), homossexuais, profissionais do sexo e bissexuais, ou seja, qualquer um que queira pode fazer o teste, que é rápido e gratuito. Nada impede, por exemplo, que um hetero queira fazer”.
Projeto – O projeto Viva Melhor Sabendo é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), e foi pensado para enfrentar a epidemia de HIV que cresceu no Brasil em alguns grupos. Em Salvador os testes feitos em parceria com o IBCM, localizado no bairro de Pernambués. O teste é gratuito, realizado através de fluído oral. Além da realização dos testes, o IBCM promove ações de sensibilização e prevenção da doença nos principais espaços frequentados pela comunidade LGBT, com objetivo de prevenir a população.
O que é o teste de fluido oral? O teste do fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.
Quais são os passos no caso de um diagnóstico positivo? As pessoas reagentes ao teste rápido são encaminhados para as Unidades de Saúde, para realizar um segundo teste de confirmação e, se for o caso, iniciar o tratamento.
Como ter acesso ao teste? Os interessados podem entrar em contato com a organização do projeto nos seguintes telefones: (71) 3356-6034 (fixo),8124-0438 (Claro), 9328-9155 (Tim), 8850-9093 (Oi) e 9960-1797 (Vivo). O agendamento do teste pode ser feito pelo e-mail paravivamelhorbahia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário