Ilhéus adere ao projeto estadual Pacto pela Educação

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou, na manhã de ontem, segunda-feira, 30, de solenidade de lançamento do programa estadual Educar Para Transformar – Um Pacto pela Educação, presidida pelo governador Rui Costa, ocorrida no auditório do Senai/Cimatec, em Salvador. Acompanhado pela secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, o prefeito imediatamente assinou a adesão de Ilhéus ao programa. O ato contou com a participação dos secretários de Educação e de Cultura do Estado, Oswaldo Barreto e Jorge Portugal, respectivamente, e de 309 representantes de municípios baianos.
O objetivo, de acordo com o governador, é que todas as crianças e jovens baianos tenham desempenho adequado à sua série e idade, com sucesso na trajetória escolar, e que a alfabetização ocorra até aos oito anos. O projeto possui cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas. O eixo I, que entra em execução agora, está focado nos seguintes pontos: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologias.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a importância da iniciativa é notada ao conclamar os setores da sociedade para trabalhar em torno da educação. “Pacto é sempre uma boa proposta, porque significa juntar as pessoas, integrar as atividades, combinar os esforços. Para a educação não tem outro caminho, senão a união de todos com o objetivo de melhorar a qualidade, o acesso de nossas crianças às escolas. Portanto, eu creio que o governador Rui Costa demonstra essa preocupação e tem a contrapartida municipal, assim, juntos, vamos melhorar a qualidade da educação em nosso Estado”, disse. Ainda de acordo com o gestor, há um plano de educação aprovado e vigente em Ilhéus, que levará em consideração, a partir de agora, o novo Pacto.
Conforme a secretária de Educação do município, Marlúcia Rocha, outro ponto importante da proposta é a convocação dos setores diretamente ligados à educação, como os gestores municipais e sindicatos de docentes, para a ampliação das discussões, que passam pela valorização do professor, mas também por melhores condições físicas de trabalho, currículos atualizados, estratégias de aprendizado modernas entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário