ITABUNA Feira de Saúde atende e orienta moradores do Pedro Fontes I


Com a oferta de serviços de aferição de pressão, testes rápido de glicemia e HIV-Sífilis, coleta de material citológico e agendamento para o atendimento de mulheres acima dos 35 anos de idade no Mutirão da Mamografia, a Secretaria de Saúde de Itabuna realizou, entre as 8 e 13 horas desta terça-feira, uma Feira de Saúde no condomínio Pedro Fontes I, no São Roque. Além dos atendimentos, os moradores também foram orientados sobre a prevenção da tuberculose e hanseníase. A Feira de Saúde aconteceu justamente no Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado hoje. Segundo a enfermeira Celice Maria de Carvalho, do programa de Tuberculose Pulmonar da Secretaria da Saúde, Itabuna registra entre 10 e 15 casos de pacientes infectados pelo bacilo a cada mês. Para reduzir o número de infectados, há todo um trabalho de orientação da população para a prevenção da doença e para que pacientes mantenham o tratamento até o final, sem interrupções.
No evento, no condomínio Pedro Fontes I, os moradores contaram ainda com orientação e coleta de material para exames de prevenção da tuberculose e medidas para identificação da hanseníase, além da distribuição de panfletos e de informativos para o combate da violência contra a mulher.
Para os atendimentos o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde montou toldos e o pessoal técnico atuou conjuntamente a empresa RVC que foi contratada pela Prefeitura para as ações de promoção de integração técnico-social dos moradores dos conjuntos habitacionais do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
A Feira de Saúde agradou a dona de casa Lucinda Lisboa da Conceição, que levou o irmão de 45 anos portador de deficiência mental leve para atendimento. “Ele fica muito nervoso quando o colocamos no ônibus para leva-lo ao Posto de Saúde do São Roque. Com o serviço de saúde vindo até o condomínio, nossa vida fica mais fácil. Também aproveitei para cuidar da minha saúde e realizar a coleta citológica”, explicou a moradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário