A Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic) de Ilhéus realizou nesta segunda-feira, 18, reunião com seis representantes dos comerciantes que atuam na Central de Abastecimento do Hernani Sá, na zona sul da cidade. Segundo o titular da Sedic, Roberto Garcia, esses encontros têm sido realizados periodicamente, para garantir o acompanhamento dos feirantes às obras de revitalização do equipamento, realizada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
Durante o encontro com os comerciantes, Roberto Garcia expôs sobre a distribuição dos boxes, como ficará a disposição dos mesmos, de acordo com a nova planta, sanou algumas dúvidas levantadas, além de falar das vantagens de todos participarem ativamente dessas mudanças. Segundo ele, o novo ambiente proporcionará a toda comunidade um local mais acessível, com conforto e comodidade.
Segundo Osias Pereira dos Santos, 55, presidente da comissão de feirantes da Central de Abastecimento do Hernani Sá, “a princípio, nós, comerciantes estávamos apreensivos com todas essas mudanças, mas, depois de algumas reuniões a convite do secretário Roberto Garcia, foi possível discutir e encaminhar essas alterações”.
Obra - Após a desocupação de todos os boxes, a montagem do canteiro de obras e a retirada de todo o telhado da estrutura, nesta terça-feira, 19, começa a ser colocada a nova cobertura. Além disso, a reforma já está em fase de substituição do sistema elétrico. Após a colocação do telhado superior, será possível demolir todos os boxes, que serão reconstruídos atendendo ao novo projeto.
Boxes - Ficou definida ainda que as concessões serão realizadas a título precário para apenas um CPF (Cadastro da Pessoa Física) por Box, com prioridade para empreendedores que já exercem atividades econômicas na Central de Abastecimento do Hernani Sá, de acordo com levantamento feito pela Administração local. Ficará proibida a venda dos boxes; será implantando um Depósito de Material de Limpeza para apoio aos restaurantes; e serão transferidos os restaurantes da área interna para a externa, com exceção do restaurante principal previsto na planta original.
Requalificação - O principal objetivo do projeto é promover uma completa requalificação do equipamento, abrindo novas oportunidades para os comerciantes que ali já se encontram instalados e, com isso, facilitando o acesso da população ilheense.
Está prevista, ainda, a construção de um anfiteatro, a céu aberto, para apresentações culturais, acesso gratuito à internet, instalação de um parque infantil, área para estacionamento (também na parte externa) e arborização apropriada, entre várias outras benfeitorias, tudo isso visando garantir o conforto e a comodidade de comerciantes e das 25 mil pessoas que, em média, circulam pela Central toda semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário