Trabalho científico da coordenação DST/AIDS de Itabuna premiado em São Paulo

Depois de concorrer com 106 projetos de todo o País, o trabalho científico “O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC – Como Estratégia Para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Redução da Sífilis Congênita: Uma Ação Positiva no Município de Itabuna”, elaborado pelo Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde - SMS foi premiado ontem no X Congresso de DST e VI Congresso de AIDS, realizado em São Paulo, capital.
O trabalho apresentou a experiência desenvolvida no município para eliminação da transmissão vertical do vírus HIV e da sífilis conquistou o Prêmio Luiza Matida de melhor projeto no País voltado para redução da transmissão de mãe para filho. O estudo foi realizado em uma ação conjunta entre o Centro DST/AIDS e Hepatites Virais da SMS, a área de Saúde da Mulher e a Vigilância Epidemiológica e, após última análise, será publicado no Jornal Brasileiro de DST. No total, oito projetos científicos foram apresentados por seis servidores do Centro de Referência de Itabuna, mas apenas um foi inscrito para concorrer ao Prêmio Luiza Matida.
Uma das apresentadoras do projeto, a coordenadora municipal de DST/AIDS e Hepatites, Suse Mayre Moreira, disse que Itabuna foi um dos municípios que mais trabalhos científicos apresentou aos dois eventos na capital paulista. “Esse prêmio representa um grande reconhecimento ao projeto iniciado em 2013 e nos incentiva a continuar com o trabalho” afirmou a coordenadora, informando ainda que no caso das gestantes acompanhadas pelo projeto e tratadas para sífilis nesse período não houve contaminação para os bebês.
Segundo Suse Mayre também houve redução significativa do número de crianças infectadas pelo HIV, mesmo sendo filhas de mães soropositivas. O Congresso DST é uma tradição da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e é realizado desde 1998. Neste ano o tema foi “Saúde Sexual, Reprodutiva e DST/AIDS: Desafio Permanente para Qualidade de Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário