Encerrados debates preparatórios para a X Conferência de Assistência Social de Ilhéus

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus realizou, pela primeira vez nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pré-conferências com o tema “Consolidando o SUAS de vez, rumo a 2026”.
Os temas propostos serão debatidos durante a conferência para que as propostas sejam aprovadas e enviadas à conferência estadual. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Arnaldo Silva, “a execução das pré-conferências foi um sucesso e o objetivo foi cumprido, tendo os participantes discutido as cinco dimensões propostas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)”.
As pré-conferências e a conferência são realizadas em parceria pelo Conselho Municipal de Assistência social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). As dimensões foram
debatidas pelos territórios de referência dos Cras. A primeira foi sobre a “Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo”, realizada no Cras da Zona Norte, localizado na Barra. A segunda abordou a “Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS” e ocorreu na unidade do Banco da Vitória.
Já a dimensão três tratou da “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, universal, republicano e federativo”, foi discutida no Cras do Nossa Senhora da Vitória. A quarta foi discutida no bairro Olivença e teve como tema a “Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo”. Por fim, a dimensão cinco abordou a temática “Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo” e ocorreu no Cras do Teotônio Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário