Governo do Estado cede novo espaço para ‘Alaíde do Feijão’, que pode se tornar Ponto de Cultura



Ponto de encontro de artistas e ativistas de diversos movimentos sociais, o restaurante de Alaíde do Feijão mudará de endereço nesta terça-feira (07 de julho), às 19h, quando será inaugurada sua nova sede, na Rua das Laranjeiras, nº 26, no Pelourinho, em imóvel cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O espaço dará mais visibilidade ao empreendimento, conforto à clientela e infraestrutura para manifestações culturais, além de atender a uma antiga demanda da comunidade, cuja luta teve à frente lideranças como João Jorge, do bloco afro Olodum.
O local pode ser transformado em Ponto de Cultura, que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte, Educação, Cidadania, Cultura e Economia Solidária, a partir de convênio com a SecultBA e o Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa é uma articulação conjunta do governo estadual, por meio do Gabinete do Governador e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Cultura (SecultBA); IPAC e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculados à SecultBA. Antes, o restaurante funcionava na Ladeira da Ordem Terceira do São Francisco, no mesmo bairro.
TRADIÇÃO - O ofício da produção de quitutes foi herdado por Alaíde da Conceição, popularmente conhecida como Alaíde do Feijão, ainda durante a adolescência, através da sua mãe, que possuía uma banca na região da Praça Cayru, no bairro do Comércio, desde 1960. O espaço funcionava das 18h às 6h, e durante a noite dezenas de soteropolitanos e turistas passavam pelo local para experimentar as iguarias, dentre as quais, o feijão se destacava.
Com a aposentadoria da mãe, Alaíde tomou para si a responsabilidade de manter viva a tradição dos quitutes e seguiu fazendo sucesso com a fórmula do tempero, ensinada pela matriarca da família. Em 1993 a quituteira abriu seu primeiro restaurante no Pelourinho, e ampliou o cardápio, que passou a ter uma maior variedade de opções. Além do menu, a fama de Alaíde também cresceu e chegou a diversas partes do país e até do exterior.
Na mesma área do Centro Histórico, o governo estadual, via Secretaria de Turismo, está promovendo a articulação dos diversos órgãos e secretarias para que as ações sejam transversais e complementares nas áreas de infraestrutura urbana, segurança e serviços turísticos, preparando a região para o próximo verão e oferecendo mais conforto para população residente, frequentadores e turistas.
Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br
www.ipac.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário