Carnaval Antecipado movimenta atividade econômica do turismo em Ilhéus


O carnaval movimenta no Brasil cerca de 10 bilhões de reais a cada ano, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A festa Ilhéus Folia, que tomará a Avenida Soares Lopes, entre os dias 29 3 31 deste mês, representa manter a economia da cidade aquecida, argumenta o prefeito Jabes Ribeiro. A organização do carnaval antecipado estima um movimento em torno de 100 mil pessoas nos três dias de folia no município.
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, o “impacto do Carnaval será significativo para a economia de Ilhéus, já que a cadeia produtiva da festa é complexa e envolve diferentes setores, como hotelaria, transportes, alimentação, bebidas e serviços”. Ele lembra a repercussão da festa de réveillon na rede hoteleira, cuja ocupação chegou a mais de 90%, e o sucesso de outras festas populares, a exemplo da Puxada do Mastro de São Sebastião.
O prefeito ressalta a importância da iniciativa privada nesse tipo de evento, principalmente do trade turístico, considerando o período da alta temporada. Por sua vez, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Marco Lessa, afirma que o carnaval estimula o setor de serviços e “gera mais de mil empregos temporários e um incremento de mais 25% na ocupação da rede hoteleira, em relação ao ano passado.
Levantamento da Setur – Secretaria de Turismo e Esportes - estima que cada visitante que escolha o carnaval antecipado de Ilhéus deve ter consumação mínima de cerca de 300 reais por dia, contabilizando gastos com hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. O secretário Cerqueira lembra que, além dos tradicionais hotéis e pousadas, há grande procura por casas de veraneio, “o que também contribui para a movimentação econômica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário