Em Ilhéus, Secretaria de Educação oferece cursos de capacitação para fortalecer parceria com o FNDE

O município de Ilhéus, através da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), firmou convênio com o Ministério da Educação para execução do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE- Formação pela Escola. No ano passado foram realizados os cursos de Competências Básicas, Programas do Livro Didático e Programa Dinheiro Vivo na Escola (PDDE), sob a tutoria da professora Soraia Ferreira. Em 2016, serão oferecidos outros, a começar pelos de Competências Básicas e Censo Escolar, entre os meses de maio a junho.
Cada curso oferece 25 vagas. Nesse sentido, a secretária de Educação, professora Marlúcia Rocha, informa que “todo e qualquer cidadão pode e deve participar desses cursos, visto que a finalidade é o acompanhamento dos recursos públicos destinados à educação através dos programas financiados pelo FNDE”. As inscrições já podem ser feitas na sede da Seduc, localizada na Avenida Soares Lopes. Os interessados devem procurar a professora Simone Dias, coordenadora de Programas e Projetos.
Os cursos do ciclo Formação pela Escola visam fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas educacionais financiados pelo FNDE. As ações do programa são voltadas para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
Com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação, durante os cursos os participantes conhecem detalhes da execução das ações e programas do FNDE como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos do controle social, priorizando o estímulo a participação da sociedade nessas ações.
Segundo a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, uma das metas do Plano Municipal da Educação (PME) é que os cidadãos atuem em parceria com o governo, a fim de buscar melhorias para a escola, facilitando o acesso e a permanência de crianças, jovens e adultos matriculados nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário