Festejos de São Jorge marcam o feriado de 23 de abril em Ilhéus

As comemorações pelo feriado municipal de 23 de abril, no último sábado, em Ilhéus, dia do padroeiro São Jorge, teve início durante a madrugada com a alvorada, seguida da Missa das Intenções, na igreja matriz da cidade, localizada à Rua Conselheiro Dantas, centro. O prefeito Jabes Ribeiro, a primeira dama Adryana Ribeiro e o vice-prefeito Carlos Machado participaram da missa solene, às 9h30min, celebrada pelo padre Aldemiro Sena (Miro), vigário geral da Paróquia, ao lado de centenas de fiéis.
A festa da comunidade católica em homenagem a São Jorge teve início no último dia 14, com o novenário, que incluiu missas, shows e quermesses. Também estiveram presentes à missa do último sábado os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Saúde, Antônio Ocké, o de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira e o chefe de Gabinete, Victor da Veiga.O vice-prefeito Carlos Machado compareceu ainda à procissão, que teve início às 16h30min do sábado e percorreu as principais ruas do centro histórico de Ilhéus. Logo após, houve a benção do Santíssimo Sacramento, ao ar livre, na Praça Rui Barbosa. Para Cacá, a demonstração de fé do ilheense revela um “povo aguerrido e lutador, assim como foi nosso padroeiro São Jorge”.
Um dos coordenadores da festa, padre Aldemiro (Miro) Sena, conta que a presença de São Jorge na cidade se dá desde a Ilhéus da época da Capitania Hereditária, no início da exploração portuguesa em terras brasileiras. “O primeiro donatário da capitania, Jorge de Figueiredo Correia, foi quem enviou o santo para cá, através do expedicionário Francisco Romero. Entendo que a devoção do povo ilheense está muito ligada às características de seu padroeiro, que era um grande guerreiro, assim como a nossa população”, afirma o padre Miro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário