Implantação do cartão virtual na Saúde de Itabuna é debatida


Nesta semana em encontro na Secretaria Municipal de Saúde, o titular da pasta, Paulo Bicalho explicou, detalhadamente, aos diretores dos departamentos, o passo a passo para a implantação do cartão virtual do SUS que passará a funcionar a partir de 1º. de agosto na Rede de Atenção Básica do município de Itabuna. A proposta é facilitar, melhorar o acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar a oferta em torno de 30% a 40% das cotas de exames radiológicos, endoscopia, eletrocardiograma, tomografia, ressonâncias magnéticas, entre outros, que atualmente, segundo o secretário não atendem satisfatoriamente a população itabunense.
O secretário adiantou que não há necessidade de a população sair correndo para ter seu cartão virtual do SUS, já que será criado no momento em que o paciente necessitar ir à Unidade Básica de Saúde para uma consulta médica. No momento será necessária apenas apresentação de um documento de identidade pessoal do paciente com foto e, automaticamente, o cartão virtual municipal será gerado por um digitador. Esse cartão virtual municipal ficará no sistema informatizado da unidade com os dados individuais do paciente.
Outro detalhe importante destacado na reunião do secretário com os diretores da Secretaria Municipal de Saúde será a informatização nas Unidades Básicas de Saúde que ainda não contam com esse tipo de serviço, que irá facilitar e melhorar o acesso da população à Rede de Atenção Básica de Saúde. Todo o esforço está sendo empreendido pelo município para a aquisição dos equipamentos de computação necessários, segundo adiantou o secretário.
“A população tem direito a uma assistência médica que atenda às suas necessidades com eficiência e qualidade seja no atendimento ou na melhoria e na ampliação dos serviços disponibilizados na rede básica de saúde”, reforçou.
Paulo Bicalho disse ainda que, apesar da falta de recursos financeiros, um problema enfrentado pela maioria dos municípios brasileiros, a saúde pública em Itabuna não tem medido esforços na tentativa de dotar o município de uma assistência médica integral, de qualidade e mais humanizada.
“Entendo que nossa população não precisa ser sacrificada, mesmo diante de uma crise que atingiu o país, quando houve corte de verbas que prejudicaram o andamento de diversos projetos em diversos setores, inclusive o da saúde. Mas temos nos movimentado em Itabuna, tentando fazer o que é possível dentro das limitações”, explicou.
Os diretores que participaram da reunião ficaram entusiasmados com o novo sistema do cartão virtual do SUS nas Unidades Básicas de Saúde. “Acredito que esse é um importante passo para a melhoria não apenas do acesso à rede de saúde, mas, principalmente, pela ampliação da oferta de serviços de saúde disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde”, disse a diretora da Regulação, Rosângela Vieira Lessa Bezerros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário