Obra elimina riscos de desabamentos e melhora acessibilidade no Zizo em Itabuna




Os investimentos feitos pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo Federal estão resolvendo um problema antigo que tirava o sono de moradores de parte do bairro de Zizo. Agora a ameaça de deslizamento de terra faz parte do passado de moradores das ruas São João e São Jerônimo que foram as primeiros contemplados com a construção de encostas revestidas com pedras com recursos da ordem de R$ 1.081.378,46.
A obra para evitar tragédias causadas por deslizamento de terra, já foi iniciada também na Rua Vila Nova e na 1ª Travessa Vila Nova, que serão contempladas com um total de seis encostas de pedras, sendo que quatro já foram concluídas. Os moradores do bairro de Zizo também serão beneficiados com serviços de drenagem, implantação de redes de esgoto, meio-fio e pavimentação asfáltica.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Monteiro, a obra é a garantia de tranquilidade para as pessoas que viviam em locais perigosos sob o risco de deslocamento de terra. “Essas intervenções representam mais segurança para os moradores, que ficavam apreensivos principalmente quando água suja começava descer pelas valetas improvisadas. O risco era muito alto”, diz o secretário.
FIM DO PESADELO
A construção de encostas na Rua São João acabou com antigo pesadelo da aposentada Maria Damião Oliveira Santos, que tinha que acordar todas às vezes que chovia mais forte. “Tinha que pegar minha enxada para abrir valetas e desviar o curso da água da chuva misturada com esgotos. A construção de muro de pedras na encosta e a colocação do meio-fio resolveram a minha vida”, conta empolgada a aposentada que mora no bairro há mais de 40 anos.Além da ameaça de desabamento dos imóveis, o servidor público estadual Josafá Santana aponta ganhos, a exemplo da facilidade para o deslocamento das pessoas nessa parte do bairro, principalmente os mais idosos. “Já vivenciamos casos em que vizinhos tiveram que transportar o seu ente querido em macas improvisadas pedaços de tábuas, porque as condições aqui eram de uma época primitiva”, recorda-se.
O servidor público observa ainda que a obra vai também valorizar os imóveis. “Estou contando os dias para que possamos contratar serviços de táxis para transportar a feira até a porta de casa. Hoje, temos que trazer as compras nas costas, correndo o risco de sofrer acidentes. Além disso, com as ruas pavimentadas, poderemos realizar obras para melhoria das condições de nossas casas”, diz Josafá Santana, que mora do bairro há mais de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário