Agricultores familiares de Ilhéus recebem capacitação para o comércio de alimentos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza consultoria para o aprimoramento de compras governamentais e boas práticas no ramo de alimentação, direcionada aos beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município. As atividades acontecem durante este mês e em dezembro.
As orientações repassadas aos agricultores familiares, pescadores e marisqueiras, acompanhados pela consultoria, atendem à metodologia do Programa de Alimentos Seguros (PAS). De acordo com a especialista em Segurança de Alimentos, Jocelma Lima Reis, “segundo as instruções do PAA, os alimentos fornecidos, devem ser de produção própria dos agricultores familiares, pescadores e marisqueiras e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes”.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pelas normas que regulamentam a produção de alimentos, desde a produção primária - esta em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - e também pelo transporte, armazenamento, fabricação e/ou manipulação dos alimentos prontos para o consumo e distribuição.
“Torna-se imperativo que os produtores rurais que produzem e manipulam alimentos para o PAA, conheçam os procedimentos das boas práticas eliminando assim, os riscos e perigos dos alimentos oferecidos, como preconizado no PAS”, justifica Jocelma Reis. Durante o período de acompanhamento aos participantes da capacitação, são repassadas orientações, como o uso abusivo de agrotóxico, condições sanitárias das instalações, entre outras.
De acordo com Sebastião Vivas, secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, já foram visitadas associações e pequenas agroindústrias nas áreas rurais de Maria Jape, Retiro e Acuípe de Cima. “Esperamos que, com as orientações repassadas durante os encontros para capacitação, os manipuladores de alimentos sejam sensibilizados a adquirir as boas práticas na produção de alimentos, desta forma, oferecendo cada vez mais, um produto de qualidade para sua comercialização”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário