Grada Kilomba apresenta em Salvador obra integrante da 32ª Bienal de São Paulo

Na próxima terça-feira, 29 de novembro, às 19 horas, a escritora, teórica e artista interdisciplinar portuguesa Grada Kilomba realiza a segunda de uma série de conversas públicas na capital baiana, tematizando, desta vez, o “Presente”, a partir da apresentação da sua videoinstalação “The Desire Project” [O Projeto Desejo], atualmente em exibição na 32ª Bienal de São Paulo. O diálogo, com entrada gratuita, será mediado pela historiadora e capoeirista baiana Janja Araújo, ocupando o Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia, que acolhe Kilomba como participante do Programa de Residência Artística Vila Sul.
O trabalho de Grada Kilomba, focado em questões de gênero, raça, trauma e memórias, tornou-se internacionalmente conhecido por explorar formas de descolonizar o conhecimento e por trazer textos teóricos e políticos em cena, criando um espaço híbrido entre linguagens e formatos – que variam desde publicações a leituras cênicas, filmes, performances e videoinstalações. “Eu estou interessada em contar histórias, histórias que foram silenciadas durante séculos e que ainda se refletem na minha biografia”, conta a artista.
Em sua primeira conversa pública em Salvador, ela lotou o Teatro Vila Velha, no último dia 21 de novembro, para falar do “Passado”, refletindo a obra “Plantation Memories”, que expõe a violência e o trauma do racismo diário a partir de entrevistas com mulheres negras.
Agora, Grada Kilomba se posiciona quanto ao presente com aquela que é descrita como uma das obras mais importantes e reveladoras da Bienal de São Paulo deste ano. “The Desire Project” [O Projeto Desejo] (2015-2016) é formada por três vídeos simultâneos compostos por apenas textos, revelando questões pós-coloniais: quem pode falar, sobre o que se pode falar e o que acontece quando falamos. A instalação é acompanhada pela presença de um altar dedicado à Escrava Anastácia, fazendo referência à dificuldade de ter uma voz no presente. Grada também vai mostrar, com exclusividade, imagens da realização deste projeto.
Depois desta edição, a conversa final, “Futuro”, será no dia 5 de dezembro, novamente no Teatro Vila Velha, com base na performance “Illusions” [Ilusões] (2016), que estreou na mesma Bienal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário