Filme “Tocaia no Asfalto” terá exibição no projeto Tropicália: Régua e Compasso

Após a projeção do filme Redenção (1958) a obra Tocaia no Asfalto (1962), também do diretor Roberto Pires, será exibida para o público no Palacete das Artes, na próxima quarta-feira, 11 de janeiro, às 17h.

No filme, Rufino, matador de aluguel, é mandado para a Bahia, onde deve assassinar o Coronel Pinto Borges. O mandante do crime é o Coronel Domingos. Na Bahia, Borges dá uma festa para lançar sua candidatura ao governo do Estado. Sua filha descobre várias coisas sobre o pai corrupto. Na festa, aparece um deputado dizendo que o Coronel deve ir à Justiça depor, pois está sendo investigado pelos crimes que cometeu.
O filme, além de trazer o debate social e político apresenta na tela diversas paisagens da Bahia: Farol de Itapuã, Igreja de Santa Luzia, Igreja de São Francisco e o Cemitério Campo Santo, em Salvador. O cineasta Glauber Rocha é creditado na obra como coordenador de produção.

Programação: Até 30 de março de 2017, todas as quartas-feiras acontece o “Uma ideia na cabeça” que compõe a programação do projeto Tropicália: Régua e compasso e que trará diversos filmes dos anos 60. Além das exibições fílmicas, palestras, bate-papos e apresentações musicais, em comemoração aos 50 anos da Tropicália.

Tropicália: Régua e Compasso : O projeto é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) - ao qual pertence o Palacete das Artes -, e Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A concepção do projeto é de Fernanda Tourinho, diretora da Funceb, e a curadoria da exposição é de Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes.

Serviço:

Tropicália: Régua e Compasso

Exposição: Mostra foca ambiência anterior ao movimento musical, reunido peças de Lina Bo Bardi, Smetak, Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Verger e acervo de Lia e Silvio Robatto. Visitação: De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

Programação até março, às terças, quartas e quintas-feiras sempre a partir das 17h:



A Sopa de Maria: Terças-feiras: 20/12, 10 e 24/01, 7 e 14/02, 14 e 28/03
Uma Ideia na Cabeça: Quarta-feiras, até 30/03
Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras: 5 e 19/01, 09/02, 23 e 28/03
Seminário e lançamento de revista: dias 29 e 30/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário