Por que eu esquecia os assuntos que estudava? Sobre concurso público e memorização.



Existe sensação pior do que pegar um livro para estudar, ler com atenção e empenho ponto por ponto, e depois de alguns dias ter dificuldade para lembrar o que estudou?

Era exatamente por isso que eu passava quando estuda para concursos. Uma sensação de angustia ao pensar que teria que estudar novamente o livro.
Você sente essa angustia também?

Com o tempo, felizmente, melhorei a forma de leitura, esquematização e revisão do conteúdo. Algo que demorou para chegar e que explico para você agora.

Segundo o neurologista Leandro Teles, as primeiras 6 horas após o estudo de um determinado assunto são cruciais para saber se o conteúdo vai para o caminho do esquecimento ou da memorização.

O que fiz e descobri, ao longo do tempo, foi resumir em palavras-chaves o conteúdo logo após o término do estudo, ou seja, dentro das 6 horas subsequentes. Em paralelo a isso montei um esquema de revisão dos próprios resumos.

Claro que à época eu não tinha noção dos dados científicos, mas a experiência me mostrou que era melhor dessa forma, pois os resultados em provas se mostraram consistentes.

Por isso elenco 3 fatores para uma boa memorização:
Estudo do assunto com atenção (clique aqui e saiba mais sobre leitura/estudo)
Criação de um resumo por palavras-chaves (clique aqui e saiba mais sobre resumos)
Esquema de revisão dos resumos (clique aqui e saiba mais sobre revisão)

Espero ter contribuído para melhorar os seus estudos com essa minha experiência.

Caso deseje baixar um PDF com as principais técnicas que utilizei para concursos, clique neste link: www.metododeaprovacao.com.br

Grande Abraço!

Gerson Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário