Udesc e UFSC promoverão encontro catarinense sobre gestão de riscos e desastres em março, em Florianópolis

Até 27 de março, estarão abertas as inscrições para o Encontro Catarinense de Gestão de Riscos de Desastres e Logística Humanitária, promovido pelo Grupo de Gestão de Riscos e de Desastres (Ceped), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e pelo Grupo de Pesquisa em Logística Humanitária, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Gratuito e com vagas limitadas, o evento será realizado em 29 e 30 de março, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis.
Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, que integra a comissão organizadora, o encontro discutirá a coordenação de ações de gestão de riscos e desastres, com foco nas atividades de prevenção e mitigação dos prejuízos causados por desastres, para articular as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas instituições de ensino superior do Estado.
De acordo com a programação, serão realizadas seis rodas de conversas e seis palestras sobre temas como a atuação do Banco Mundial na gestão de riscos e desastres no Brasil; a experiência de logística humanitária em grandes desastres no Haiti, Japão e Nepal; a estiagem no Oeste Catarinense; a Política Nacional de Defesa Civil; a gestão de desastres de Mariana; e informações meteorológicas, transmissão das informações e feedback.
Entre os palestrantes, está o técnico Vicente Aderbal Lapolli, da Udesc, que falará sobre o tema "Gestão dos desastres e os desafios da logística humanitária".
Duas mesas-redondas serão coordenadas por docentes da universidade. Uma delas mostrará as ações do Núcleo Extensionista Rondon (NER), a cargo do coordenador da iniciativa, Alfredo Balduíno Santos.
A outra mesa, sobre processos colaborativos intersetoriais e comunitários na redução de riscos e desastres, terá o docente Marino Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), Udesc Ibirama, à frente dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário