Curso da PC terá atividade de sobrevivência na caatinga e serrado



Estarão abertas até o dia 25 de agosto as inscrições para o I Curso de Operações Táticas, promoção conjunta da Acadepol e da Coordenação de Operações Especiais (COE), ambas da Polícia Civil. Com carga horária de 544 horas e dois meses de duração, o evento é o primeiro totalmente oficializado por normas internas, regulamentado pelo delegado-geral Bernardino Brito e publicado em 31 de maio no Diário Oficial (DO). As aulas começam no dia 25 de setembro.
Com atividades em sala de aula e no campo, a turma será formada por 41 alunos, entre delegados, que terão cinco vagas, investigadores e escrivães, 30 vagas, e público externo, 6 – PM, PRF, PF. Os alunos passarão por várias disciplinas, entre elas “Abordagem”, “Rapel”, “Mergulho”, “Projeção em áreas de riscos”, “Entrada Tática”, “Armamento e tiros”, “Noções de Explosivos”, “Gerenciamento de crise e Negociação”, “Psicologia na crise” e “Primeiro socorros”.De acordo com o delegado André Viana, coordenador da COE, o curso vai oferecer três atividades de campo. Elas ocorrerão dentro da disciplina “Sobrevivência em ambientes diferentes” e tem como cenários os seguintes biomas: caatinga, serrado e mata atlântica. Os alunos serão treinados, respectivamente, nas regiões de Itabuna/Ilhéus, Andaraí/Chapada Diamantina e Paulo Afonso. “O objetivo é tornar o servidor apto para planejar e executar ações de alto risco”, explicou Viana.
Todos os inscritos, porém, já terão uma missão a cumprir nos dias 14 e 15 de setembro. As datas foram reservadas para os testes de aptidão física (TAF), obrigatórios para a confirmação de participação. O edital com os detalhes do curso está disponível na edição de 12 de agosto do Diário Oficial. As inscrições para o I Curso devem ser feitas diretamente na Acadepol.
Com sua normatização, o curso de Operações Táticas inicia uma nova fase na qualificação dos servidores da PC, o que não quer dizer que os cursos de formação, nesta área, realizados anteriormente, tenham perdido valor. Atento a isso, o delegado-geral Bernardino Brito também decidiu reconhecer os servidores policiais que já passaram pela atividade, ainda que não regulamentada, homologando seus certificados, de acordo com o prazo determinado de 90 dias, a partir de 31 de maio deste ano, conforme informado no DO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário