Parlamento espanhol afasta Mariano Rajoy e elege socialista Sánchez

Portugal Digital com Lusa

MARIANO RAJOY COM TEMER, DURANTE VISITA AO BRASIL FOTO:ANTONIO CRUZ/ABR

Mariano Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez irá tentar acabar a legislatura que termina em 2020.
Pouco antes da votação, Mariano Rajoy admitiu a vitória da moção de censura contra o seu executivo, tendo felicitado antecipadamente o líder socialista, Pedro Sánchez, que o deverá substituir.
“Podemos presumir que a moção de censura será adotada, tendo como consequência que Pedro Sánchez será o novo presidente do Governo”, admitiu Rajoy no curto discurso que fez quando chegou ao parlamento espanhol, depois de ter faltado ao início do debate sobre essa moção.
Rajoy quis ser “o primeiro a felicitar” o líder do PSOE, apesar de não concordar com “o que fez”.
“Foi uma honra deixar Espanha melhor do que a encontrei”, disse Mariano Rajoy, acrescentando esperar que Sánchez consiga fazer a mesma coisa.
O PSOE contou com os votos do Unidos Podemos (extrema-esquerda), dos nacionalistas bascos e dos independentistas catalães.
A queda do executivo de Mariano Rajoy, que esteve seis anos à frente dos destinos de Espanha, foi provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados, na semana passada, a penas de prisão por terem participado num esquema de corrupção que também beneficiou o partido.
O Cidadãos (direita liberal) retirou o apoio que até agora dava ao PP e defendeu a antecipação das eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário