Produção integrada para pequenos agricultores


Foto: Clenio Araujo

Pesquisador Marcelo Arco-Verde, da Embrapa Florestas, é um dos instrutores do curso

Cerca de 40 técnicos e produtores rurais estarão na Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) entre os próximos dias 25 e 29 para o terceiro módulo do Curso de Capacitação em Sistemas Agroflorestais (SAF’s). A ideia é elaborar uma proposta de sistema integrado de cultivo para uma pequena propriedade na Comunidade Marmelada, em Palmas. O evento é organizado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Vamos aproveitar elementos de floresta, como árvores que podem gerar madeira ou apenas frutos, e culturas tradicionais, como mandioca, milho e feijão caupi, por exemplo”, explica Alexandre Uhlmann, pesquisador da Embrapa Florestas (Colombo-PR) que atua no Tocantins.
A qualificação teve início em junho de 2016 e foi dividida em 3 módulos: Planejamento, Viabilidade Financeira de SAF’s e Gestão da Propriedade Rural. Nessa parte está incluída caracterização da propriedade rural, avaliação técnica do Sistema de Produção Integrada e a elaboração de uma proposta de sistema agroflorestal aos produtores.
Segundo Marcelo Arco-Verde, pesquisador da Embrapa Florestas que também vai ministrar o treinamento, os técnicos elaborarão um plano de gestão da propriedade. “Nesse momento deve ser levada em conta a viabilidade da execução prática, na qual os aspectos legais e técnicos precisam estar correlacionados com os aspectos culturais das famílias rurais e a viabilização de comercialização”, explica.
Os interessados em participar do curso podem procurar informações na Seagro pelos telefones: (63) 3218-2185 ou 99993-6907, ou pelos e-mails arlete.leite@gmail.com ou agroenergia@seagro.to.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário