Empréstimo online: 5 sinais para não cair em uma fraude

Um empréstimo online pode ser a resposta para seus problemas financeiros. Se aprovado, você recebe o dinheiro em questão de horas para o que você precisar — colocar as contas em dia, viajar, investir em um negócio ou qualquer outra coisa.Porém é preciso cuidado! Os criminosos também chegaram à internet e estão visando pessoas que procuram dinheiro rápido e são descuidadas na hora de fazer sua solicitação. Esses golpistas pretendem roubar dinheiro de você ou vender suas informações pessoais sob o pretexto de lhe dar um empréstimo pessoal ou outro serviço financeiro.
Contudo, basta um pouco de atenção a alguns sinais para não cair em nenhuma fraude. Abaixo, mostramos quais são eles para que seu pedido de empréstimo seja realizado sem nenhum problema!
Sinal # 1: Não há verificação de crédito
Os credores online estão no negócio de fazer empréstimos e cobrar juros quando esses empréstimos são reembolsados. A única maneira que eles podem saber se um empréstimo será reembolsado é olhando para o histórico de crédito de quem faz a solicitação.
Não acredite em qualquer credor que diga que eles possuem tecnologia “inovadora” que pode estimar o seu crédito ou a taxa de juros em seu empréstimo por meio informações como suas respostas a uma pesquisa simples ou suas mídias sociais.
As empresas de empréstimo online legítimas pedirão seus dados como conta bancária, contato e CPF para fazer uma verificação do seu score de crédito — sua pontuação diante do mercado financeiro que mostra se você é ou não um bom pagador.

Sinal # 2: Taxas antecipadas ou garantia do empréstimo
A cobrança de taxas antecipadas ou o pedido de uma garantia de empréstimo são os golpes mais comuns no empréstimo online. No primeiro caso, o credor solicita a transferência de uma taxa inicial para fazer sua análise e processar o empréstimo.
Eles alegam que isso serve como garantia para o empréstimo. Contudo, cuidado! O Banco Central não permite este tipo de adiantamento, ou seja, qualquer solicitação de um valor antecipado é considerado crime, por esta razão, instituições financeiras sérias não fazem isto.
Nunca faça nenhum pagamento antecipado e as parcelas devem ser pagas sempre para uma pessoa jurídica (CNPJ) e nunca para uma pessoa física (CPF). Fique atento nisso!

Sinal # 3: Empresa sem registro de pessoa jurídica
Todas as empresas de empréstimos pessoais devem estar registradas como pessoa jurídica (ou seja, possuir um CNPJ). Não acredite em um credor se eles dizem que não precisam se registrar porque estão totalmente online ou porque não são uma empresa do Brasil. Se elas não estão registrados, estão agindo ilegalmente e podem ser uma farsa.
É sempre uma boa ideia verificar o site da Receita Federal e consultar a empresa. Mesmo aquelas que te informarem um CNPJ, é importante consultar para ver se o número é mesmo real. Isso leva apenas alguns minutos, o que não é muito tempo quando você está tentando se proteger contra fraudes.

Sinal # 4: Sem endereço físico
Este sinal de alerta de fraude em empréstimo online não é tão concreto quanto os outros, mas é um bom cheque e pode salvar você em caso de dúvida. A maioria dos credores terão um endereço físico onde a empresa está localizada. Mesmo os credores online terão escritórios em algum lugar, mesmo não realizando atendimento presencial.
Verifique o endereço do credor no Google se você não tem certeza sobre a empresa. Como falamos, podem haver empresas legítimas que não possuem endereço físico. Contudo, isso servirá de diferencial quando você estiver em dúvida.

Sinal # 5: E-mails enviados do nada
Qualquer estranho que lhe ofereça uma comissão, bônus ou qualquer dinheiro em um e-mail é normalmente uma fraude. Esses golpes de e-mail ocorrem também em empréstimos pessoais online.
Você recebe um e-mail com uma oferta de empréstimo e uma taxa que é muito boa para recusar. No e-mail, vem um link onde você pode fornecer suas informações pessoais. O link pode possuir software malicioso para hackear seu computador ou as informações fornecidas são mais do que suficientes para roubar sua identidade.
Por isso, nunca clique em um link ou abra um anexo em um e-mail que seja de alguém que você não conhece.
Fonte :money man
Especialista em direito do consumidor
Graduada no curso de Direito no ano de 2007 na UNESA , advogada ins

Nenhum comentário:

Postar um comentário