Casa da Mulher ajuda a dar independência financeira a quem enfrentou situações de risco



Clerismar Mendes vê oportunidade de emprego com o curso. (Foto: Handson Chagas)

Proporcionar autonomia econômica à mulher em situação de vulnerabilidade, ofertando qualificação profissional e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Essa é a finalidade do primeiro curso de Operadora de Caixa, iniciado na tarde desta segunda-feira (9), na Casa da Mulher Brasileira. A ação faz parte do programa Bolsa Formação, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
A especialidade do curso em Operação de Caixa foi sugerida pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), após a identificação da oferta de mercado no Maranhão. Nesta etapa, serão 45 mulheres que serão capacitadas durante três meses. A atividade será desempenhada pelo IEMA que levará a essas mulheres as técnicas de operação para que elas atuem no setor supermercadista.Com a expectativa de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, a aluna Clerismar Mendes, de 32 anos, conta que o curso trouxe a esperança de poder criar os filhos com independência. “Eu vim para a Casa da Mulher após sofrer um ato, e com isso passei a ser assistida pelos profissionais. Agora vejo uma excelente oportunidade de emprego e de qualificação. Eu estou precisando ativar a mente, porque só estou em casa”, comenta.
Também ingressando na primeira turma do curso de Operadora de Caixa, junto com as outras 44 mulheres, Ester Ribeiro, de 19 anos, diz que a atividade chegou em boa hora. “Quando me ligaram para me informar sobre essa oportunidade, eu fiquei muito empolgada. Eu tenho um filho pequeno e o pai não colabora com a criação dele. Esse curso vai me ajudar a sair dessa situação”, detalha.

Apoio


Programa Bolsa Formação na Casa da Mulher. (Foto: Handson Chagas)

Contribuindo com o futuro profissional dessas dezenas de mulheres, o professor de Administração do IEMA Aécio Guimarães fez uma breve explanação sobre a carga horária das atividades e ressaltou a importância do conhecimento técnico para que as estudantes possam galgar novas funções. “Estamos aqui dando todo o apoio e atenção para levar a informação e a especialização a estas mulheres”, pontuou durante sua apresentação de abertura do curso.

Presente na abertura oficial do curso, a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes, falou do empenho do Governo do Estado em disponibilizar um Departamento de Autonomia Econômica para capacitação de mulheres. “Essa turma que começa hoje foi preenchida por mulheres que já passaram na Casa da Mulher. A ideia é trabalhar a capacitação e a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho com uma qualificação que as garantam independência”, destaca.

Na Casa da Mulher, espaço onde está acontecendo a capacitação, funcionam a delegacia 24 horas, o setor psicossocial, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, as varas especializadas, uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a patrulha Maria da Penha (realizada pela Polícia Militar).

“Apesar de toda essa gama de serviço ser ofertada às mulheres, a gente sabe que a autonomia econômica é um dos fatores que faz com que elas se mantenham em um relacionamento abusivo e violento. E o nosso objetivo é que o curso faça com que estas mulheres alcancem autonomia econômica”, complementa a diretora da Casa da Mulher, Susan Lucena.

Além das ações, a diretora informa que diálogos com especialistas em diversas áreas são realizados constantemente com as mulheres atendidas. “Estamos fazendo um trabalho com as mulheres que moram aqui na redondeza do Jaracati, principalmente as que estão na área de palafitas. A gente tem mantido esse contato para que elas saibam desse espaço, onde elas podem recorrer a qualquer situação que as deixem em risco”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário