Previdência: país terá mais idosos miseráveis

A reforma da Previdência pode levar mais idosos para a miséria. De acordo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sem a Previdência, a pobreza poderá atingir 70% da população idosa. Atualmente, cerca de 2% a 3% dos mais velhos são considerados pobres.
A proposta do governo Bolsonaro é um ataque ao sistema de proteção social, fundamental para combater a desigualdade. No Brasil, o sistema de seguridade social é composto pelo BPC (Benefício da Prestação Continuada), que beneficia idosos pobres e pessoa com deficiência, previdências urbana e rural, SUS (Sistema Único de Saúde) e seguro desemprego.
Quer dizer, caso passe, as mudanças das regras de aposentadoria atingirão 5 milhões de pessoas que recebem pelo BPC e mais 20 milhões de aposentados assistidos pela Previdência urbana e outros 10 milhões atendidos pela rural.
Além de prejudicar mais de 70% dos brasileiros que só têm o SUS como assistência à saúde e os cerca de sete milhões de trabalhadores beneficiados pelo seguro desemprego.
Fonte: SBBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário