Fidelização do cliente: 6,4 milhões de estabelecimentos brasileiros oferecem cashback
Apenas no quarto trimestre de 2022, o mercado brasileiro registrou 194 milhões de cadastros em programas de fidelidade, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Mercado de Fidelização (ABEMF). Entre os principais programas de fidelização está o cashback que, de acordo com o relatório “O Efeito Cashback: como multiplicar os resultados do seu negócio”, já está presente em 6,4 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil. Essa tem sido uma estratégia para retenção de consumidores, principalmente entre PMEs, já que, dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 24% dos estabelecimentos comerciais no Brasil são pequenas empresas que possuem dificuldades para fidelizar os clientes. O Mr. Cheff, rede de restaurantes que tem como propósito oferecer comida de qualidade por um preço acessível para todos os públicos, é um exemplo de empresa que tem investido no sistema para fidelizar o cliente. Segundo Flávio Gagliardi, fundador e CEO da rede, as lojas geram 5% de cashback em todas as compras realizadas com cartão. Para usufruir do recurso, basta o cliente efetuar o pagamento na maquininha e habilitar o benefício por meio de um código enviado por SMS para o celular dele. A partir disso, todas as compras que fizer na loja utilizando o próprio cartão vai gerar o cashback automaticamente. Ainda, como forma de presentear o cliente, ele ganha R$ 10,00 de cashback no mês de seu aniversário para utilizar. O benefício também pode ser resgatado a qualquer momento e revertido em desconto nas refeições e porções. “Decidimos trabalhar com esse sistema porque todos os segmentos investem fortemente nisso, inclusive os bancos, e percebemos que a vantagem é recíproca, já que o cliente tem o desconto e, com isso, o incentivo para voltar à nossa loja e consumir novamente conosco. Como o nosso cashback funciona por adesão de cada loja, a recorrência é muito boa, o cliente sempre acaba consumindo mais e conseguimos fazer promoções com base no cadastro dele também em datas sazonais, assim temos uma linha direta com o nosso cliente mais fiel. Hoje temos mais de 15 mil clientes que usam o nosso cashback e começamos há apenas dois meses”, afirma o executivo. Já a rede Botocenter, franquia especializada na aplicação de toxina botulínica, oferece crédito de 8% para o próximo tratamento a ser adquirido. “Implementamos o cashback há dois meses e a nossa expectativa é aumentar em 20% a nossa base de clientes recorrentes. Optamos pela inclusão da ferramenta para fidelizar e incentivar que os clientes retornem para outros procedimentos ou dar a continuidade do tratamento com toxina botulínica. É sempre interessante buscar iniciativa que nos aproxime do nosso público-alvo”, explica Ricardo Matiusso, diretor geral da Botocenter.
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