A saúde mental e emocional é um tema cada vez mais essencial para a busca pela qualidade de vida e pelo bem-estar coletivo e individual de crianças, adolescentes e jovens, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O aumento de casos de bullying, ansiedade e depressão, principalmente na população jovem, deve ser uma preocupação de toda a sociedade, incluindo governo e organizações da sociedade civil. É a partir desta perspectiva que diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino participaram do seminário “Saúde mental e emocional na escola”, nesta terça-feira (11), presencialmente, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e em formato on-line. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com a Fundação Mapfre, a ação formativa visa o compartilhamento de conceitos básicos sobre saúde e transtornos mentais no ambiente escolar, bem como busca levantar as percepções de como o tema se relaciona com a escola e os educadores. Abordar a questão da promoção da saúde pela ótica da Educação – a partir da construção de hábitos e valores que permitam que as crianças e jovens tenham, desde cedo, consciência das suas escolhas e oportunidades de terem uma vida plena e saudável – é uma iniciativa, vale ressaltar, já validada pelas agências internacionais da área. O seminário foi aberto pela secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, que falou sobre o Programa Viver com Saúde – Saúde Mental e Emocional na Escola”. A proposta da SEC consiste em um novo modelo de ação pedagógica, incentivando a reflexão conjunta de especialistas e profissionais de Educação sobre a adoção de condutas saudáveis e promotoras da melhoria do clima da comunidade escola. “O tema da saúde mental e emocional é muito importante para nós, da rede estadual, e este projeto de capacitação dos nossos educadores é uma das ações que estamos desenvolvendo para que eles possam se posicionar frente aos desafios que nossas comunidades escolares vêm enfrentando. Juntos nesta parceria com o IAT, a Fundação Mapfre, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a NeuroConecte, a SEC promove este diálogo que visa qualificar a escola, para que ela se consolide como um ambiente seguro e de bem-estar. Sob a liderança do nosso governador Jerônimo Rodrigues, estamos empenhados em ações estruturadas para o fortalecimento da escola e a garantia da Educação como um bem público e um direito de todos para o processo formativo, com um olhar atencioso e inclusivo”. Meditação e relaxamento – Também participaram o doutor em Ciências Anderson da Silva Rosa, da Unifesp, e a mestre em Ciências Alcione Marques, da NeuroConect que dialogaram com os participantes o tema saúde mental nas escolas, inclusive através de práticas de meditação e relaxamento. Entre as atividades realizadas pelos especialistas, destaque para a prática de mindfulness, traduzida como “atenção plena”, ou seja, uma prática para se concentrar completamente no presente, como recurso para manejo do estresse. Eles também abordaram temas como “Qual a relação da escola com a saúde mental? ” e “O que é saúde mental e transtorno mental”. “Tratar da saúde mental é uma demanda urgente no ambiente escolar e estamos confiantes nesta parceria com a SEC na condução desse processo. Levar essa discussão para as escolas está sendo desafiador para lidarmos com essa complexa situação. Acreditamos que podemos oferecer ferramentas para que os educadores desenvolvam ações positivas de uma forma mais consciente, tendo como foco o processo de aprendizagem”, relata Anderson Rosa, ressaltando que a escola é o “principal equipamento social em uma comunidade e, por isso, o seu potencial para promover saúde mental. A professora Alcione reforça que o projeto busca validar ações que já estão sendo desenvolvidas nas escolas, contribuindo para que o estudante se reconstrua com uma referência positiva. “Conversar sobre saúde mental e emocional na escola deixou de ser um tabu do passado e, hoje, há uma abertura para falarmos sobre o tema para que os dirigentes escolares se capacitem para lidar melhor com essas questões. Inclusive, há estudos mostrando que, ao encontrar um ambiente escolar acolhedor, ele pode estar diante de um farol na vida dele”. O seminário prossegue com outras atividades até novembro deste ano, de forma virtual, em link disponibilizado para público-alvo no canal do IAT no YouTube (youtube.com/InstitutoAnisioTeixeiraIAT), é presencial.
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