Reitor da Uesc participa de posse da nova diretoria do CEE-Bahia

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, participou da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Educação (CEE-Bahia), ocorrida nesta segunda-feira, dia 8, em Salvador. O professor e conselheiro Roberto Gondim Pires (Uesb) assumiu a presidência do colegiado, tendo na vice-presidência a professora aposentada Dinalva Melo do Nascimento (Uesc/Ufrb), para o mandato de 2024-2026. A secretária da Educação do Estado em exercício, Rowenna Brito, representou o governador Jerônimo Rodrigues. O novo presidente do CEE, Roberto Gondim Pires, falou da sua expectativa de atuação no órgão após ter sido vice-presidente por dois mandatos (2020-2022/2022-2024). “Assumir a presidência é uma responsabilidade maior ainda. Acho que, nos últimos quatro anos, o conselho vivenciou uma experiência muito forte, sob a liderança do conselheiro, professor e presidente Paulo Gabriel. São, cerca de nove mil escolas que estão sob o abrigo do nosso Conselho, além das quatro universidades estaduais e as escolas de governo. A expectativa é grande, porque nós temos uma equipe de conselheiros e um corpo técnico que têm entregado à sociedade um trabalho bastante profícuo”. Já a vice-presidente, professora aposentada do Departamento de Filosofia e Ciência Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz, Dinalva do Nascimento, expressou o seu desejo para que o órgão assuma, cada vez mais, uma posição estratégica, considerando a sua condição de primeiro Conselho do Brasil. “É preciso que ele deixe de ser essencialmente um órgão burocrático, carimbador de processos e que esteja integrado com toda a comunidade educacional, para que a gente possa se aliar a todos os companheiros que lutam por uma educação de qualidade”, assinalou. “É uma honra muito grande transmitir a presidência do conselho para dois queridos amigos e professores. A gente sempre quer mais, mas não há dúvidas de que nós buscamos enfrentar a realidade que se impunha. A pandemia; as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os enfrentamentos em relação ao totalitarismo do Brasil, tudo isso nós buscamos enfrentar com honra. Mas nós sonhamos sempre mais e esperamos que os outros construam ainda mais do que a gente”, disse, Paulo Gabriel Nacif, ao encerrar o seu mandato de quatro anos.
Para o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, “é importante reconhecer a importância do trabalho do Conselho Estadual de Educação da Bahia, através dos seus conselheiros que, de forma inequívoca, demonstram o comprometimento pelas questões pertinentes ao colegiado. Destaco a minha querida professora e amiga Dinalva Melo do Nascimento, com indiscutível experiência nas áreas de filosofia, educação, direito educacional e metodologia da pesquisa. “Portanto, uma bagagem única que certamente enriquecerá as atividades do nosso centenário Conselho”, afirmou.
O evento ainda contou com a participação da reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina dos Santos; da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi; da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori; e do vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, além de representantes da SEC, autoridades e profissionais da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário