Informe da FAO: A produção mundial de pesca e aquicultura atinge novo recorde histórico

Aquicultura supera pela primeira vez a pesca de captura na produção de animais aquáticos, segundo a publicação "O Estado Mundial da Pesca e Aquicultura 2024". 10/06/2024 - A produção mundial de pesca e aquicultura atingiu um recorde na produção aquícola de animais aquáticos, superando pela primeira vez a pesca de captura, de acordo com um novo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicado dia 7 de junho (sexta). A última edição do relatório "O Estado Mundial da Pesca e Aquicultura" (SOFIA, na sigla em inglês) indica que a produção mundial de pesca e aquicultura em 2022 elevou-se a 223,2 milhões de toneladas, 4,4% a mais que em 2020. A produção incluiu 185,4 milhões de toneladas de animais aquáticos e 37,8 milhões de toneladas de algas. América Latina e o Caribe produziram 17,7 milhões de toneladas de produção pesqueira e aquícola, 8% do total mundial, crescendo para 9% quando considerada apenas a produção de animais aquáticos.
“A FAO valoriza as importantes conquistas alcançadas até agora, mas são necessárias mais ações transformadoras e adaptativas para fortalecer a eficiência, inclusividade, resiliência e sustentabilidade dos sistemas alimentares aquáticos e consolidar seu papel na luta contra a insegurança alimentar, mitigação da pobreza e governança sustentável”, afirmou o Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu. “Por isso, a FAO defende a Transformação Azul, para atender aos requisitos gerais de uma melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás”.
O relatório SOFIA foi apresentado no sábado dia 8 de junho, no evento de alto nível sobre ação oceânica "Imersos na Mudança" em San José, Costa Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário