LUDMILLA FISCINA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE ESPLANADA


A deputada Ludmilla Fiscina (PV) protocolou moção de congratulações, na Casa Legislativa, ao município de Esplanada, pela passagem do seu 93º aniversário de fundação e emancipação política, a ser comemorada no próximo domingo, 23 de junho. No documento, a parlamentar elogiou a cidade aniversariante, localizada no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, a 155 km de Salvador, possuidora de uma área geográfica de 1.299,355 km2, com uma população estimada de 37.902 habitantes, segundo o IBGE/2021. Também lembrou a história do município aniversariante, desmembrado de Conde, que começou a partir da Sesmaria do Timbó, antiga vila de origem nas terras de João José de Oliveira Leite, o Barão de Timbó, “ou seja, as terras pertenciam à Sesmaria, doadas pelo Império Lusitano ao patriarca Garcia D’Ávila”, relatou.
Ludmilla destacou a trajetória do povoado do Povoado de Timbó, cujo desenvolvimento se deu graças à chegada da Linha Férrea, transformando-se em Vila e, posteriormente, a Arraial de Esplanada, “em virtude do comentário de um frade que as terras eram uma verdadeira esplanada, referindo-se à sua constituição geográfica”, explicou.
Em 10 de junho de 1912, por meio de lei estadual, o município de Conde foi extinto, passando à condição de distrito de Arraial de Esplanada que, em 19 de agosto de 1921, conquistou a autonomia, com a denominação de Arraial de Esplanada.
“Em 23 de junho de 1931, passou a ser denominado definitivamente de Esplanada, através do Decreto no 7455, de 23 de junho de 1931”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário