Aprender inglês depende apenas do professor?

Como um estudo guiado é mais eficaz e produtivo que apenas uma repetição de normas
O papel do estudante no processo de ensino e aprendizado do inglês tem ganhado relevância com o avanço das metodologias ativas, que colocam o aluno no centro da aprendizagem. Segundo o professor Carlos Henrique Chagas dos Santos, o desenvolvimento eficaz de habilidades no idioma passa pela autorregulação do estudante, ou seja, a capacidade de gerir seu próprio processo de aprendizado, desde a definição de objetivos até a avaliação de resultados. "Para aprender inglês de forma eficiente, é fundamental que o estudante assuma um papel ativo, sendo responsável por buscar, organizar e aplicar o conhecimento adquirido", afirma Chagas dos Santos. Esse protagonismo é essencial no contexto atual, em que a educação a distância e os recursos tecnológicos oferecem mais autonomia ao aluno, mas também exigem maior disciplina e foco. Além disso, o professor destaca que a autorregulação envolve o uso de estratégias de aprendizado, como a gestão do tempo e o espaçamento das sessões de estudo. "Ao invés de tentar dominar o conteúdo de uma vez só, os alunos devem distribuir o estudo ao longo do tempo, o que facilita a retenção e o desenvolvimento de habilidades mais consistentes no idioma."Outro ponto abordado por Chagas dos Santos é a importância do ambiente de aprendizado. Ele ressalta que o apoio de pais, colegas e professores pode impactar diretamente na motivação e no desempenho do estudante. "Um ambiente que valoriza a educação e a prática constante do inglês auxilia o aluno a enxergar o aprendizado como um processo contínuo e necessário." Por fim, o professor reforça que o sucesso no aprendizado do inglês não se limita à sala de aula. "Os alunos precisam ser capazes de aplicar o que aprendem em situações do cotidiano, como assistir séries ou ouvir músicas, transformando o inglês em algo presente em suas vidas." A combinação de autonomia, apoio externo e aplicação prática cria uma base sólida para o domínio do idioma.

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