
Natura segue na liderança do ranking, seguida pelo Mercado Livre, que sobe da quinta para segunda posição, e pela Ambev, que permanece em terceiro lugar; A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional referência na América Latina, contou, nesta edição, com 26 fontes de informação e 15.341 entrevistados; Empresas de oito setores diferentes alcançam as 10 primeiras posições do ranking. A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que realiza estudos de reputação e publica rankings de referência na América Latina, Espanha, Portugal e Itália, com atuação em 19 países, no total, apresenta a 11ª edição do ranking Reputação Empresarial no Brasil. No levantamento, que foca a atuação das 100 melhores empresas em 2024, a Natura lidera, seguida pelo Mercado Livre e Ambev. Oito setores compõem as empresas do Top 10 da pesquisa, com destaque para o setor de Cosméticos e Perfumaria. Sobre os 10 primeiros colocados na lista, o estudo ainda traz o Grupo Boticário (4º), Itaú Unibanco (5º), Google (6º), Nestlé (7º), Toyota (8º), Magazine Luiza (9º) e Nubank (10º). Já a ascensão de 15 novas empresas entre as Top 100 reforça a importância da reputação empresarial entre as prioridades das grandes organizações. Das 15 empresas, oito são estreantes: L’Oréal, Colgate-Palmolive, Mastercard, Diageo, Dengo, Grupo Bimbo, Kimberly-Clark e Vibra Energia. Sobre as organizações que retornaram ao Top 100 em 2024, estão Visa, Dell, Uber, Tetra Pak, Siemens, Accenture e CPFL. “Parabenizamos todas as empresas que fazem da reputação empresarial um compromisso com seus stakeholders e com a sociedade. Ao reconhecer as melhores empresas do Brasil, oferecemos para as companhias uma ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil.
Além dessas avaliações, também foi realizada uma análise da reputação digital das empresas por meio do Merco Digital, com 950.616 menções analisadas em canais digitais e mídias sociais das 100 empresas avaliadas. E uma última etapa, com a avaliação de indicadores objetivos, a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.
Cabe frisar que um dos destaques dessa edição do ranking é o fato da comunicação dessas organizações também terem sido reconhecidas. Isto porque, para os jornalistas de negócios consultados, as equipes de comunicação corporativa que melhor transmitem informações e mantêm uma boa reputação ao longo do tempo foram as das empresas Google (1º), Natura (2º), Nubank (3º), Apple (4º), Mercado Livre (5º), Itaú Unibanco (6º), Coca-Cola (7º), Ambev (8º), Unilever (9º) e Grupo Boticário (10º).
Abaixo, confira a lista completa do Top 100 empresas, bem como o Top 3 empresas com melhor reputação em cada um dos 44 setores de atuação.
A metodologia Merco completa pode ser conferida em https://www.merco.info/br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário