Bancos lucram 51 bilhões e geram apenas 68 empregos em todo o Brasil

Em 2012, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa e HSBC lucraram R$ 51,4 bilhões. Em contrapartida, pouco contribuem com o desenvolvimento do país.
Dos 112.450 empregos formais gerados no Brasil em março, apenas 68 foram oferecidos pelos bancos. O número é irrisório e representa 0,06% do total de vagas abertas em todo o país. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.
O resultado do primeiro trimestre também é pífio. Entre janeiro e março, o Brasil abriu 170.313 postos de trabalho com carteira assinada, no entanto, o setor bancário contribuiu com apenas 1.924 vagas, ou seja, 1,13% do total.
No acumulado de 12 meses, o sistema financeiro ofereceu 9.315 vagas, variação de 1,41%. O número corresponde a apenas 1,7% do total gerado no setor de serviço e 0,8% em todo o Brasil.
O resultado do descaso é observado diariamente nas agências. Por conta do número reduzido de funcionários, o cliente tem de esperar muito nas filas.
O bancário também sofre. Trabalha sobrecarregado, pressionado, obrigado a cumprir mais de uma função, e, muitas vezes, doente. Uma vergonha para o setor que anda com o lucro na casa do bilhão. 
Fonte: Seeb Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário