Com um dia de capacitação para os 12 orientadores que atuarão na formação dos professores do segmento do Ciclo de Formação Humana da Infância (CIN), a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna iniciou nesta sexta-feira, 19, as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto foi lançado ontem, em Itabuna, durante solenidade realizada no auditório do Colégio Ciso.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, que no caso de Itabuna corresponde ao final do Ciclo da Infância. Com a adesão, além de assumir a obrigação de alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, o governo municipal também se compromete a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
Os orientadores que atuaram na formação dos professores itabunenses estão sendo capacitados pela Universidade Federal do Recôncavo (Ufrb), através de parceria estabelecida com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A Ufrb é a Instituição de Ensino Superior responsável pela formação dos docentes alfabetizadores na Bahia.
A previsão da Secretaria Municipal da Educação (SEC) é que 280 professores alfabetizadores participem dos encontros de formação que acontecerá em 16 unidades escolares com estudos presenciais, atividades extra-salas e seminários, totalizando 240 horas num período de dois anos, no contraturno da atividade docente em sala de aula.
Durante o lançamento do PNAIC, a secretária da Educação , Dinalva Melo Nascimento, ressaltou que além da adesão ao Pacto, o município de Itabuna foi inserido pelo Ministério da Educação no Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) nos diversos municípios brasileiros que apresentam distorções com relação às crianças que, mesmo “alfabetizadas”, não dominam a escrita e a leitura.
A secretária destacou que todos esses projetos e ações apontam para uma necessidade de alcançar metas em curto e médio prazo, nas questões que dizem respeito à capacidade dos alunos de dominarem a escrita e leitura. Dinalva Melo adiantou que a SEC iniciará nos próximos dias a realização de um diagnóstico para identificar em toda a Rede Municipal os alunos que se enquadram no perfil do público-alvo do Programa de Correção de Fluxo. Neste caso, são os estudantes que estão em defasagem com relação à escrita e a leitura, mesmo já tendo finalizado os anos iniciais do ensino fundamental e avançado para os ciclos da Pré-Adolescência e da Adolescência.
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