Morro do Chapéu colhe terceira safra de uva com assistência técnica da EBDA

Em 2010, no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foi implantada a primeira Unidade de Observação (UO) de uva, para avaliação de variedades destinadas à produção de vinhos finos. A iniciativa foi da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e executada em parceria com Embrapa Semiárido e Associação de Criadores e Produtores de Morro do Chapéu e Região.
O empreendimento, pioneiro na região, também é destinado à avaliação de culturas de climas temperados e visa ponderar o desempenho agroeconômico sustentável ao agronegócio da agricultura familiar.
Agora, um ano após as colheitas experimentais – que deram origem aos primeiros vinhos, lançados pela vinícola Miolo na Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2012) –, a EBDA inicia a terceira colheita, confirmando o potencial vinícola da região. Esta realidade consolida na Chapada Diamantina mais uma alternativa de geração de emprego e renda, com a perspectiva de uma grande produtora de uvas viníferas.

Qualidade confirmada
Recentemente, estudantes da Escola Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, localizada no município de Saúde, participaram das avaliações técnicas das uvas. Na aula de campo, eles aprenderam com os técnicos da EBDA a medir o índice de acidez das uvas e o teor de açúcar em graus brix (usada para medir a quantidade aproximada de açúcares).
Com resultado favorável, as uvas, com período de maturação de 122 dias, começaram a ser colhidas pelos técnicos na semana passada, consolidando a terceira colheita das variedades Malbec e Cabernet Sauvignon. As demais variedades plantadas – Syirah, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Muscat Petit Grain – serão colhidas nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário