Grande parte da economia da Maraú, no Sul da Bahia, vem da pesca artesanal que ganhou o reforço de 60 novas embarcações de fibra de vidro, modernas e que preservam o meio ambiente, evitando o uso de madeira. A entrega das canoas foi feita pelo governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira (10), na Praça José Ferreira da Cruz, no município. A solenidade também contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e do presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
As canoas foram construídas pelos próprios pescadores, que passaram por um curso de construção naval artesanal, por meio do Projeto Renovar.
Ainda segundo o governador as embarcações garantem mais dignidade e melhor condição de trabalho para os pescadores, marisqueiras e aquicultores da região. O projeto renovar, por meio da Bahia Pesca, pretende substituir gradativamente a frota artesanal baiana de 16 mil canoas de madeira por embarcações de fibra de vidro.
Durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre a Seagri e o Instituto Federal Baiano (IFbaiano) para a capacitação em pintura e construção de embarcação e para a criação do Centro de Estudos Costeiros da Pesca e Aquicultura na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário