Itabuna cumpre mais uma etapa para implantação do Cidades Digitais

Itabuna deverá ser a primeira cidade do interior da Bahia a implantar o programa Cidades Digitais do governo federal. Técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Itabuna acompanharam nesta quarta-feira o levantamento dos pontos de acesso gratuito à internet de banda larga do projeto Cidades Digitais feito pelo coordenador de implantação da G4S Technology, Willians Vieira Moreira.
Além de possibilitar a acesso da população a internet gratuita, o Cidades Digitais visa modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos por meio da construção de redes de fibras óticas. Pelo projeto, serão implantados aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde e a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.
De acordo com o diretor do DTI da Prefeitura de Itabuna, Marcelo Andrade, foram verificadas as condições estruturais do Centro Administrativo Firmino Alves, das secretarias municipais, Hospital de Base, rodoviária e outros locais públicos. Essa foi a penúltima etapa para a instalação dos pontos de acesso do projeto Cidades Digitais, que devem entrar em funcionamento até 31 de dezembro. Marcelo afirma que a próxima fase do projeto é a assinatura do contrato com a Coelba para o uso dos postes, o que deve ocorrer ainda nesta semana.
A última etapa do projeto Cidades Digitais será a implantação cabeamento de fibra óptica com extensão de 15,6 quilômetros, inicialmente previsto para o dia 5 de novembro. Na primeira fase está prevista a instalação de pontos de internet nas praças Rio Cachoeira, na Avenida Mário Padre, no Góes Calmon; José Bastos, no centro da cidade; e no Terminal Rodoviário Francisco Ferreira da Silva.
Mais pontos - Serão disponibilizados também 13 pontos de acesso do governo (PAG) na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano; nas sedes da Guarda Civil Municipal, 15º Batalhão da Polícia Militar, secretarias de Saúde, de Transporte e Trânsito, da Assistência Social, Hospital de Base, Policlínica 2 de Julho e Centro Administrativo Firmino Alves.
O projeto Cidades Digitais, que está sendo implantado em parceria com o Ministério das Comunicações, beneficiará também o Samu-192, Câmara de Vereadores, gráfica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no Emanoel Leão; e Instituto Municipal Ensino Aziz Maron (Imean), no centro da cidade. Os pontos terão velocidade de 100 megabytes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário