Mais três postos médicos reabertos em Ilhéus

Mais três postos de saúde de Ilhéus foram reabertos e já estão prestando serviço à população, ampliando, assim, o atendimento à comunidade, que passa a contar com 25 unidades em operação, além de três em fase de conclusão de obras de reforma e mais nove em processo de construção. O Centro de Saúde Herval Soledade, no Pontal, o Centro de Saúde Euler Ázaro e o Posto de Saúde da Família (PSF III), os dois últimos no bairro Teotônio Vilela, que haviam sido fechadas pela administração passada, voltaram a funcionar a partir das 14 horas desta sexta-feira, dia 25.
SERVIÇOS - O Centro de Saúde Herval Soledade, situado na Praça São João, no Pontal, fechada no ano passado, teve a obra de reforma retomada pela atual administração. Foram realizadas obras de pintura, revisão geral no telhado e nas redes hidráulica e elétrica, reparos e troca de esquadrias de alumínio e de janelas, reparos no piso de alta resistência, além da construção de uma nova sala de farmácia e de um banheiro com acessibilidade para portadores de deficiência.
Com a reabertura para a comunidade, o Centro de Saúde Herval Soledade estará aberto para atendimento no período das 11 às 17 horas, dotado de consultório odontológico, salas de enfermagem, de acolhimento, de curativo, de consultas médicas, de ginecologia, de vacinação, além de salas para almoxarifado, recepção, farmácia e copa. Serão oferecidos serviços de consulta de clínica geral, pediatria, de enfermagem (saúde do homem, da mulher, idoso, adolescente, da criança), nutricionista e fisioterapeuta.
Teotônio Vilela – Um dos mais populosos de Ilhéus, o bairro Teotônio Vilela passou a contar com os serviços de mais duas unidades públicas de saúde, que também haviam sido desativadas pelo governo anterior. O Centro de Saúde Euler Ázaro, que funcionará, diariamente, no horário das 7 às 13 horas, e o posto do Programa de Saúde da Família (PSF III), cujo atendimento será feito no período das 11 às 17 horas.
As obras de reforma do PSF III foram executadas pela equipe da própria Secretaria de Saúde e incluiram recuperação das paredes, reparos hidráulico e elétrico, e pintura geral. No Centro de Saúde Euler Ázaro, os serviços de reforma também foram feitos com recursos próprios, mas em parceria com a comunidade local, através da Associação de Moradores do Teotônio Vilela, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Naquele centro estão funcionando dois consultórios odontológicos, salas de enfermagem, de acolhimento, de curativo, três salas para consultórios médicos, uma para ginecologia, além de almoxarifado, recepção, farmácia, copa, expurgo e sala de vacinação. São oferecidas consultas de clínica geral, de pediatria, de enfermagem (saúde do homem, da mulher, idoso, adolescente, da criança), nutricionista e fisioterapeuta, além de novo mobiliário.
PSF III – O posto do Programa de Saúde da Família (PSF III) conta com salas de enfermagem, de acolhimento, de curativo, de consulta médica, de vacinação, farmácia, além de almoxarifado, recepção e copa. E vai funcionar com consultas de clínica geral, de enfermagem (saúde do homem, da mulher, idoso, adolescente, da criança), nutricionista, fisioterapeuta e o apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Além do Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, que já está em obras desde o mês de agosto, as comunidades contempladas com a construção de novas unidades de saúde são a Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação vão beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antonio. E estão em andamento as obras de reforma dos postos de saúde do Alto do Basílio, do Ilhéus II e do bairro de Banco da Vitória, que deverão ser reaberto dentro em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário