O Brasil está evoluindo bastante economicamente nas últimas décadas. Desde o governo Lula, a produção industrial e de serviços têm crescido aliado aos progressos sociais. Os resultados são favoráveis. Em 2013, o país teve aumento de 2,3% no PIB (Produto Interno Bruto) e figura entre as três nações com maiores números de avanços econômicos no mundo.
Os dados do IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o montante total do PIB ficou em R$ 4,84 trilhões ao ano e o índice foi 1,3% maior do que 2012.
Dessa maneira, o Brasil fica atrás apenas da China e da Coréia do Sul, entre as 13 economias que já apresentaram os resultados anuais.
O bom resultado brasileiro recai também devido a expansão no último trimestre do ano. Em relação ao trimestre anterior, o índice foi 0,7% superior e comparado à igual período em 2012, a vantagem é de 1,9%. No ranking mundial, o Brasil está à frente dos PIBs da África do Sul, Estados Unidos e Reino Unido.
Destaques
Todos os setores da economia tiveram elevação em 2013 no país. A agropecuária cresceu 7%, os serviços ampliaram 2% e a indústria, 1,3%. Na procura, a alta foi de 6,3% na formação bruta de capital fixo (investimentos), 2,3% no consumo das famílias e 1,9% nos gastos do governo. Nas transações comerciais, as importações foram 8,4% maior do que as exportações, que tiveram alta de 2,5%.
Fonte: SBBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário