Vila Velha inicia participação na 3ª Bienal nesta quarta-feira no MAM/BA

A Universidade Livre do Teatro Vila Velha (TVV) faz apresentação do‘Experimento 2.1’, nesta quarta-feira (16), às 18h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), iniciando a participação na 3ª Bienal da Bahia 2014. A entrada é franca, até atingir a lotação do casarão do espaço, que tem capacidade máxima de 300 pessoas.
A encenação é voltada para o universo do autor teatral inglês William Shakespeare, a partir de ‘Hamlet’. Contempla ainda os 50 anos do Vila - comemorados em 2014 - e à 3ª Bienal da Bahia, que rememora as bienais baianas de 1966 e 1968, esta última interrompida pela ditadura civil e militar (que também completou 50 anos em 1º de abril), com confisco de obras de arte e prisão de artistas.
O grupo do TVV utilizará como palco a escada do Solar do Unhão, criada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, e inspirada nas rodas das antigas carroças de madeira puxadas por bois. Lina foi responsável também pela reforma do complexo arquitetônico do Unhão na década de 1960 e a concepção do museu popular, depois transformado em MAM.
O grupo realiza mensalmente cenas em processo para pesquisar montagens de seus espetáculos. Em 2013 foram apresentados seis ‘Experimentos’ baseados na obra ‘Frankenstein’, de Mary Shelley. De acordo com o diretor artístico do TVV, Marcio Meirelles, os 50 anos do Vila provocou uma reflexão sobre o momento atual a partir das memórias do teatro, “da mesma forma como faz agora a 3ª Bienal, que está trabalhando com as memórias da década de 1960 nas artes, reencenando as memórias das outras duas bienais baianas (1966 e 1968)”.
Programação - A 3ª Bienal em 2014 acontecerá durante 100 dias, entre 29 de maio e 7 de setembro, em Salvador e mais 10 municípios do interior. A programação se dividirá em duas fases. A primeira, intitulada ‘Bienal como se faz’, dará acesso público aos bastidores da programação com artistas e técnicos especializados em processo de criação, concepção e até montagens, incluindo festas, happenings, entre outras atrações.
A segunda fase da Bienal terá as exposições montadas já abertas ao público, com artistas convidados, locais, nacionais e internacionais. As etapas serão guiadas por monitores formados em parceria com a Escola de Belas Artes e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e apoio da Faculdade de Arquitetura da instituição.
O TVV é mais uma das instituições baianas que fazem parceria com a 3ª Bienal, que vem sendo construída desde 2012. Outras parcerias já iniciadas também são Goethe-Institut/Salvador (Instituto Cultural Brasil Alemanha), arquivos públicos do Município de Salvador e do Estado, Centro de Memória da Bahia, Instituto Sacatar, Teatro Castro Alves, Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia (MAB) e prefeituras do interior.
Bienal – O evento é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), via convênio entre Fundação Hansen Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O MAM é responsável pela concepção e coordenação geral. Mais detalhes sobre o TVV e a bienal estão disponíveis nos sites www.teatrovilavelha.com.br e www.bienaldabahia2014.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário