O projeto Balcão do Empreendedor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), foi destaque na 8ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ocorreu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Ilhéus foi o único município indicado para concorrer a duas categorias, ficando entre os três melhores no quesito Desburocratização e em quarto lugar na classificação Melhor Projeto, recebendo ainda o título de Prefeito Empreendedor oferecido pela instituição promotora da premiação. O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), representou o prefeito Jabes Ribeiro na solenidade de premiação.
O evento reuniu municípios de todo o Estado que desenvolvem projetos e iniciativas, que contribuem para o fortalecimento de pequenos negócios com ações efetivas e impactantes no desenvolvimento econômico e social dos municípios. O prêmio principal foi para a cidade de Teixeira de Freitas. – Participar de premiações como esta, mostra que a administração pública vem buscando meios de dinamizar a economia local, através da execução de projetos que ampliem as possibilidades de desenvolvimento socioeconômico aos moradores, gerando mais empregos e qualidade de vida - ressaltou o titular da Sedic.
A Prefeitura de Ilhéus apresentou os resultados obtidos no primeiro ano da atual gestão, como a criação do programa Balcão do Empreendedor, que oferece apoio, consultorias, capacitações, encaminhamento para linhas de créditos entre outras ações importantes para a regularização e fomento à atividade do microempreendedor. Em um ano, o programa cadastrou cinco mil empreendedores do município e realizou mais de sete mil atendimentos. Na sede do balcão há a disponibilização dos serviços do Banco do Brasil, do Sebrae, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL) e do CrediBahia.
Outras medidas apresentadas pela Prefeitura de Ilhéus, através da Sedic e de outras secretarias, foram a implementação das leis municipal 3495/10 e federal 123/06, que dispõem sobre as atividades da pequena empresa e do pequeno empreendedor e a implantação da função de agente de desenvolvimento na secretaria. Além disso, em 2013, foi realizado o Workshop do Empreendedor, promoção e apoio a projetos importantes para a cultura e economia, como o Aleluia Ilhéus Festival, Balcão do Emprego, São João dos Bairros, projetos de verão e à Feira do Empreendedor na zona sul, com foco no fomento à economia criativa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário