Feira da agricultura familiar de Ilhéus incentiva o desenvolvimento do setor produtivo

Durante visita à exposição da Rota da Agricultura Familiar, na noite da última segunda-feira, dia 23, o prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da primeira dama, Adryana Ribeiro, e do secretario de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, destacou a importância desse tipo de evento para fomentar o desenvolvimento dos setores produtivos rurais. “Realizar uma exposição como esta aqui em nosso município, é uma forma de valorizarmos a atividade, possibilitando que mais pessoas conheçam e consumam os produtos de cooperativas rurais, que desenvolvem um trabalho sustentável”, ressaltou.
Entre os dias 18 e 24 de junho, conveniados de oito associações expuseram produtos e iguarias no evento Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus, montado na Avenida Soares Lopes. O evento contou com o apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Durante os cinco dias, o ilheense pode conhecer, degustar e comprar produtos agrícolas biscoitos, sequilhos, licor de chocolate, sabonete de leite de cabra, tapiocas, artesanatos, entre outros. Participaram da exposição, as organizações Flor da Terra, Cooperativa dos Agricultores Familiar e Econômica Solidaria (Coopafes), Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), Coproafe, Bahia Cacau, Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper), Dute Artesanato e Associação Humildes do Cipó.
Vida Melhor – A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia integra o programa Vida Melhor, do governo do Estado. O projeto tem o objetivo de gerar a inclusão socioprodutiva nas áreas rurais e urbanas, sendo articulado com os programas Plano Brasil e Brasil sem Miséria. O Viva Melhor desenvolve ações da Assistência Técnica e Extensão Rural, atua no fomento às atividades produtivas, à agro industrialização e comercialização da produção, com foco nas principais cadeias produtivas.
Agricultura Familiar - Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.
A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. A agricultura familiar constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros, responde por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e absorve 40% da população economicamente ativa do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário