Upa e Samu fazem balanço das ações durante as festas juninas do Prado

As coordenações de dois importantes instrumentos da rede municipal de saúde do Prado fizeram um balanço positivo das atuação destas ferramentas durante as festas juninas, realizadas entre os dias 20 e 29 deste mês de junho.
Depois de apresentar um balanço positivo em relação às ações desenvolvidas durante a Folia do São João e São Pedro, a Secretaria Municipal de Saúde do Prado, divulgou ações realizadas durante a reabertura da UPA24h – Unidade de Pronto Atendimento. Os resultados estão mostrando uma grande diferença no número de atendimentos, exames e qualidade da saúde no período observado. Hoje o município do Prado está sendo um referencial para as demais cidades.
Rafaela Bonadiman, coordenadora da UPA 24 Horas do Prado, contabilizou os atendimentos um mês após a reabertura. "Durante os período de festas e ao longo deste primeiro mês, passaram pela unidade de saúde, cerca de 2 mil pacientes, para atendimento de urgência e emergência", destacou.
Ainda de acordo com a Diretora da UPA, Rafaela Bonadiman, medicamentos não tem faltado para a população e um gerador estar sendo implantado para melhorar ainda mais o atendimento na unidade, caso ocorra algum problema com a energia.
Neralice Alcântara, coordenadora do Samu, contou que os atendimentos no período não elevou além dos números médios, já registrados noutras épocas. Os números de ocorrências tem diminuindo, apontando o trabalho preventivo, de conscientização e básico, tanto na rede de saúde, quanto na educação e no trânsito. Além disso a equipe é formada por cinco motoristas, cinco técnicos de enfermagem e mensalmente, esta equipe passa por treinamentos e qualificações.
As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário