A Prefeitura de Itabuna esclarece notificações de AIDS em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde - SMS esclarece que os dados atualizados da Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab, que mostram Itabuna como segundo município baiano em quantidade de notificações de AIDS em 2015, resultam do aumento da quantidade de testes rápidos de HIV realizados no município. Desde 2013 que a atual administração tem investido na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo a coordenadora municipal de DST/AIDS e Hepatites, Suse Mayre Moreira, os testes aumentaram em 200% na comparação com os anos de 2011 e 2012. “Antes, poucas pessoas eram testadas e casos das soropositivas não estavam sendo lançadas no sistema nacional. Quando aumentamos a testagem, consequentemente, aumentou a quantidade de casos. O aumento nos testes é algo positivo e foi bem destacado no X Congresso de DST e VI Congresso de AIDS, realizado em São Paulo, de 17 a 21 de maio, onde tivemos um trabalho premiado”, afirmou.
Além do aumento de testes realizados, o Centro de Referência faz um trabalho de revisão de notificações quando foram identificadas muitas pessoas que já eram soropositivas há anos, mas não tinham dados lançados no banco de dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações - SINAN. “Desde 2013 estamos atualizando essas notificações. A falta de dados atualizados reflete em prejuízo para o município. Estamos finalizando a atualização e por isso houve um aumento dos números”, explicou a coordenadora, lembrando que Itabuna é o município do interior da Bahia que mais realizou campanhas para realização de teste rápido de HIV/AIDS nos últimos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário