Nobel da Paz, arcebispo Desmond Tutu volta a ser hospitalizado

Marcello Casal/AB/Arq
África 21 Digital, com agência
Cidade do Cabo - O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prémio Nobel da paz em 1984 pela sua luta contra o "Apartheid", voltou a ser hospitalizado, terça-feira (29), uma semana após ter recebido alta depois de tratar uma infecção persistente, anunciou a sua fundação.
Desmond Tutu "foi readmitido esta tarde após ter manifestado um novo mal-estar", indicou a sua fundação em comunicado.
"Os seus médicos consideraram ser melhor que Tutu regressasse ao hospital", indicou a sua filha, a reverenda Canon Mpho Tutu, neste comunicado.
"Ele passará alguns dias em repouso, o tempo necessário para a sua equipa médica retomar o controlo da situação e decidir que tratamento receberá. Ele permanecerá no hospital pelo menos até o próximo final de semana", acrescentou.
Esta infecção não está vinculada ao cancro de próstata diagnosticado em Tutu há mais de 15 anos.
Em Abril de 2013, ele também ficou internado por "uma infecção persistente", cuja natureza não foi revelada.
Tutu sofreu poliomielite na infância e, na adolescência, sobreviveu à tuberculose.
Depois de militar contra o regime do "Apartheid" durante a prisão de Nelson Mandela e de ter presidido a Comissão Verdade e Reconciliação com a instauração da democracia no país em 1994, o arcebispo sempre foi considerado como a consciência moral do país.
Desmond Tutu retirou-se oficialmente da vida pública em 2010 e nunca deixou de denunciar as "imperfeições" no seu país. Angop

Nenhum comentário:

Postar um comentário