Espetáculo “Desastro” é apresentado na Mostra Sesc de Artes

Criado em 2012 e já apresentado em diversas cidades da Bahia e do Brasil, “Desastro”, de Neto Machado (PR/BA), é um espetáculo de arte contemporânea para pré-adolescentes e adolescentes – mas também para adultos nostálgicos e fãs de David Bowie. Uma música do astro, “Space Oddity”, inspira o roteiro e dá o tom de toda a cena, que recria a aventura de Major Tom, da letra da canção, em clima de universo sideral e ficção científica protagonizada por superamigos. A peça faz apresentação em Salvador, no dia 6 de outubro (quinta-feira), às 19h30, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, dentro da programação da 12ª edição da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho.
“Desastro” brinca com o futuro e com a imaginação, em suas artimanhas capazes de transformar um quarto comum no universo sideral. Com sua excentricidade espacial, a montagem tem dança, mas não exatamente uma coreografia com passos no ritmo da música. Tem teatro, mas sem uma história com início, meio e fim. Tem um concerto de rock’n’roll, mas sem banda nem cantor.
No elenco, além do próprio Neto Machado, estão Bernardo Stumpf, Isaura Tupiniquim, Jorge Alencar e Jorge Oliveira. Os efeitos especiais e o universo espacial, que são geralmente construídos com uso de muitas tecnologias digitais, são feitos de forma analógica, como uma brincadeira. O interruptor da parede cria o strobo, a luz fria dá cor ao ambiente e os pequenos pisca-piscas de natal pelo chão abrem diversas possibilidades.
“Desastro” aproxima duas adolescências: a do autor, que parte de suas memórias e referências para construir o futuro de seu passado, e a do público – duas gerações que escutam músicas diferentes, que têm referências tecnológicas diversas, mas que compartilham um prazer constante de ficcionalizar o mundo e de dar movimento a ele.
Facebook: www.facebook.com/partiudesastro
Instagram: @partiudesastro
YouTube: http://tiny.cc/partiudesastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário